Bethânia completa hoje 75 anos

Bethânia posa, em plano americano, sorrindo, com blusa azul, colares e pulseiras de metal, ela tem uma das mãos junto ao queixo.
foto: Jorge Bispo / Divulgação

A cantora, que já está vacinada, preferiu comemorar seu aniversário em casa, mas não deixou de presentear os fãs com o anuncio do lançamento do esperado primeiro single de seu novo álbum já para a próxima semana.

Os fãs esperavam uma comemoração de aniversário com live, como fizeram seu irmão Caetano Veloso, em agosto e Gilberto Gil, em junho passado. Maria Bethânia pode não fazer uma live, mas deu uma boa notícia. Segundo publicou o jornalista Mauro Ferreira, hoje em sua coluna Pop&Arte, no G1, a cantora divulgou o primeiro single de seu novo álbum Noturno. A música escolhida foi “A flor encarnada”, de Adriana Calcanhotto, que deve estar disponível nos aplicativos de música dentro de uma semana.

Para o aniversário de Bethânia, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) fez um levantamento sobre as músicas que ela mais interpretou e mais tocadas nos últimos anos.  “O que é, o que é”, de Gonzaguinha, foi a música que a cantora mais gravou como intérprete até hoje. Nesse ranking, “Sonho meu”, de autoria de Dona Ivone Lara e Délcio Carvalho, e “Viramundo”, de Capinan e Gilberto Gil, aparecem na sequência.

As mais tocadas

O repertório de Bethânia cadastrado no Ecad é um dos maiores da América Latina, com 1931 gravações. Neste ranking das mais gravadas podem não aparecer músicas de autoria de seu irmão Caetano, mas ele consta na lista das mais executadas (oficialmente) nos últimos cinco anos. Entre as ‘dez mais’ do período, estão “Tá combinado” e “Reconvexo”.  A mais tocada no Brasil nos últimos cinco anos foi “Brincar de viver”, de Guilherme Arantes e Harrigan Lucien. Ainda segundo o Ecad, mais de 90% dos rendimentos da cantora nestes últimos cinco anos vieram de direitos autorais pela execução pública de música em TVs e Rádios.

O lançamento do álbum “Noturno” é esperado para o final de julho. Como divulgado por Mauro Ferreira, o primeiro single deve sair já na sexta, dia 25. Será “A Flor Encarnada”, de Adriana Calcanhoto. O segundo single é “Lapa Santa”, de Paulinho Dafilin e Roque Ferreira, que será lançado pouco antes do álbum completo. As gravações foram feitas no segundo semestre de 2020, no estudo da gravadora Biscoito Fino, no Rio de Janeiro, com direção musical e arranjos de Letieres Leite e produção musical de Jorge Helder.

Ranking das músicas mais gravadas por Maria Bethânia

 1    O que é, o que é    Gonzaguinha
 2    Sonho meu   Dona Ivone Lara / Délcio Carvalho
 3    Viramundo   Capinan / Gilberto Gil
 4    Negue   Enzo de Almeida Passos / Adelino Moreira
 5    Rosa dos ventos Chico Buarque
 6    Gente humilde   Chico Buarque / Garoto / Vinicius de Moraes
 7    Gostoso demais  Dominguinhos / Nando Cordel
 8    Explode coração Gonzaguinha
 9    Canções e momentos  Fernando Brant / Milton Nascimento
 10   A moça do sonho Chico Buarque / Edu Lobo
(fonte: Ecad)

Ranking mais tocadas nos últimos cinco anos*

 1    Brincar de viver    Guilherme Arantes / Harrigan Lucien
 2    Gostoso demais  Dominguinhos / Nando Cordel
 3    Tocando em frente   Renato Teixeira / Almir Sater
 4    Fera ferida Erasmo Carlos / Roberto Carlos
 5    Cheiro de amor  Paulo Sergio Valle / Ribeiro / Jota Moraes / Duda Mendonça
 6    Tá combinado    Caetano Veloso
 7    Explode coração Gonzaguinha
 8    As canções que você fez pra mim Erasmo Carlos / Roberto Carlos
 9    Reconvexo   Caetano Veloso
 10   É o amor    Zezé di Camargo
(fonte Ecad)
*Ranking das músicas gravadas por Maria Bethânia mais tocadas nos últimos cinco anos nos principais segmentos de execução pública (Rádio, Sonorização Ambiental, Casas de Festa e Diversão, Carnaval e Festa Junina).