Iniciativa da CUFA tem objetivo de arrecadar 350 toneladas de alimento, em média, em cada estado ao longo desta semana – de 21 à 27 de Junho.
O projeto Mães da Favela FC é uma parceira entre a Central Única das Favelas (Cufa) e clubes de futebol em todo o país. Em São Paulo, os chamados ‘quatro grandes’ estão entre os primeiros que aderiram: São Paulo, Palmeiras, Corinthians e Santos. Outros clubes tradicionais como Ponte Preta e Guarani, de Campinas, XV de Piracicaba, Botafogo e Comercial de Ribeirão Preto e Inter de Limeira, participam da campanha. No total, até o momento são 19 times, que irão divulgar a ideia e abrir espaço para a arrecadação de alimentos.
“As pessoas sabem que estamos atravessando um momento difícil e tem se mostrado muito solidárias, mas também percebemos que essa percepção do povo aliada ao apoio dos representantes de uma paixão nacional, que é o futebol, engaja muita gente a doar, e dessa forma esperamos conseguir apoiar ainda mais as Mães da Favela que precisam. É um momento de união, não existe rivalidade entre clubes”, afirma Celso Athayde, fundador da Cufa.
Como ajudar
As doações podem ser feitas nos estádios, de acordo com seu calendário de atividades esta semana. O esforço concentrado será para recolhimento dos donativos esta semana, até dia 27 de junho (veja abaixo link para os locais e datas). Podem ser entregues alimentos não perecíveis, material de limpeza e higiene pessoal. O recebimento de doações será feito por pessoas indicadas pela Cufa, que se responsabiliza posteriormente a distribuir entre as pessoas mais necessitadas em cada localidade.
A Cufa foi fundada há mais de 20 anos e está presente em cinco mil favelas brasileiras. A entidade não tem fins lucrativos e trabalha com esporte, formação de lideranças e empreendedorismo, educação, lazer, cultura e cidadania. O programa Mães da Favela, faz parte de uma rede de proteção criada pela Cufa, e contempla com uma bolsa de R$ 240, milhões mulheres moradoras desses territórios, que chefiam os seus lares. A ação desta semana, é uma parceira entre a entidade, a Comunidade Door, a Frente Nacional Antirracista e clubes de futebol brasileiros.
Além dos clubes, empresas privadas somaram-se ao projeto como doadores master, que apoiam nacionalmente. Os doadores prata e apoiadores tem ações locais em seus estados e municípios. O último dia de arrecadação para o Mães da Favela Futebol Clube será domingo. As doações serão levadas pelas lideranças das Cufa em cada localidade para distribuição entre as famílias cadastradas no programa.
Veja onde entregar seu donativo em São Paulo e em outros estados brasileiros.