São João de Campina Grande é tema de Websérie

imagem de um cesto de milho colhido para o são joão, provavelmente sobre a cabeça, j[a que aparecem duas mãos segurando o cesto de palha por baixo.
Colheita do Milho em Alagoa Grande (foto: Adriana Benevenuto)
Atualizado em 23.06, às 20h30

O Projeto Fartura buscou na Paraíba receitas e histórias do maior São João do mundo e transformou em uma série de 7 episódios, disponibilizados a partir desta quarta (23) pelo Youtube.

Será lançado esta noite, às 20h, o primeiro dos sete episódios de “Expedição Fartura – Saudades de São João”. A produção é do Projeto Fartura, uma plataforma de gastronomia que se propõe a mapear o caminho dos ingredientes nacionais. A plataforma mostra da origem até o prato, criando conexões e experiencias. As expedições que deram origem à série sobre Campina Grande são parte do projeto. Ao final de cada episódio, uma receita será demonstrada.

A edição da websérie é também um destaque em objetividade. A captação do conteúdo sobre o maior São João do mundo aconteceu em maio de 2021. A equipe percorreu cidades do agreste paraibano, com direcionamento da curadora gastronômica Carolina Daher. Participaram desta produção o chef Onildo Rocha, Cumpade João, Dona Lia, Bethoven Picuí e Nalva do Nascimento. Estas personagens ajudam a mostrar com suas histórias e seus saberes o que é o espírito junino e duas tradições.

“Foi uma expedição marcada por muita emoção. Uma das coisas que me impressionou foi o quanto as pessoas estão carentes e saudosas de festejar, receber, abraçar. O paraibano é muito carinhoso e apaixonado pela terra”, observa Carolina Daher. “É bonito de ver esse Brasil feito de pessoas que não desistem de acreditar em suas próprias raízes e tradições. A ideia dessa expedição é mostrar esse São João pessoal, marcado por histórias individuais”.

O Projeto Fartura tem três braços. Além das Expedições, que já percorreram mais de 88 mil km, na pista de histórias, personagens, ingredientes e receitas, há também a transmissão de Conteúdo gastronômico. O conhecimento é disponibilizado no site e redes sociais, programas de rádio, vídeos e livros e em projetos customizados. E ainda os Festivais Fartura, em que há o encontro entre produtores, chefs e estudiosos da gastronomia com o público. Estes eventos foram suspensos desde o início da pandemia.

A Websérie Saudades do São João

No episódio de ‘abertura’, nesta quarta, 23, às 20h, os chefs Onildo Rocha e Cumpade João falam sobre Parque do Povo em Campina Grande. Eles comentam o impacto as pandemia sobre a comunidade, com a necessidade de cancelamento do São João.

Na quinta, 24, Cumpade João recebe a curadora e ensina a escolher uma galinha gorda e mostra a diferença entre a caipira e a capoeira. João explica a influência da colheita do milho nas festas de casamento que acontecem durante o período de São João. E encerra com a receita da galinha capoeira com farofa de bolão do Cumpade João.

O episódio de sexta, dia 25, se passa em Ingá. Lá a Expedição Fartura conheceu a história de Dona Lia. Ela conta que, depois de passar fome, criou seus filhos vendendo cuscuz e fundou o Memorial do Cuscuz na cidade. E, claro, a receita do dia será este prato, feito por Dona Lia, que mudou sua vida para melhor.

No sábado (26), o episódio passa pela Fazenda Carnaúba, em Taperoá, que produz queijos de vaca e de cabra. Lá a Expedição vê como se doma a seca. O escritor paraibano Ariano Suassuna viveu por alguns anos nessa fazenda e investiu o valor que recebeu de um prêmio na compra de 200 cabras. Hoje são cerca de 3 mil cabras e ovelhas. Elas garantem a produção de um queijo premiado, usado pelo chef Onildo Rocha para uma torta com caramelo de cumaru.

A carne de sol é estrela do episódio de domingo. Nele, Carolina Daher conhece Bethoven Picuí, que viu sua avó, Marilene Cordeiro, preparar sozinha 1.500 kg de carne para vender aos finais de semana e decidiu manter a tradição familiar. A carne de sol é um processo desenvolvido por necessidade, para conservar a carne. E Bethoven ensina esse preparo.

Na segunda, dia 28, uma visita bastante especial. A Expedição vai à Caiana dos Crioulos, uma comunidade quilombola, que fica em Alagoa Grande. Reconhecida pela Fundação Palmares como um dos treze legítimos quilombos brasileiros, mantém viva sua tradição por meio da comida e do trabalho coletivo. Quem conta essa história é a Nalva do Nascimento, que também ensina a preparar a Quarentena, comida de milho quilombola, aprendida com seus antepassados.

Para encerra a série, a equipe chega a Areia. Cachaça, rapadura e doces com furtas da região estão neste último episódio. Eles passaram pelo Engenho Triunfo, Engenho Quati e Restaurante Vó Maria, que só trabalha com ingredientes de produtores locais. Lá, sua filha Lúcia, junto com sua neta Lucineide preparam o bolo de pé de moleque da Vó Maria.

Websérie Saudades de São João
De 23 a 29 de junho, às 20h
Assista pelo canal de youtube do Fartura Brasil
Site: farturabrasil.com.br
Instagram:  @farturabrasil