O WTM Latin America, evento do mercado de turismo, terá edição virtual em agosto, com temas relevantes, como as mulheres no turismo, tecnologia e tendências em viagens e turismo responsável.
A pandemia do coronavírus reforçou ainda mais a importância de se tratar o turismo responsável. O conceito agora ultrapassa a responsabilidade com relação ao local visitado, mas também engloba os cuidados com os viajantes de forma ampla. Durante os três dias de evento, de 10 a 12 de agosto, serão realizados, todas as tardes, debates com especialistas de diferentes regiões da América Latina.
Será debatida a retomada e o impulsionamento do setor de turismo, tão afetado neste último ano. O Conselheiro de Turismo Responsável da WTM Latin America, Gustavo Pinto, comenta a importância da categoria que não recebia tanta atenção anteriormente. “O nosso objetivo é incentivar profissionais que tenham ideias inovadoras para ampliar o impacto social. Que estejam atentos a causas ambientais e econômicas, no mundo pós-pandemia”.
Temas em Turismo Responsável
Na terça-feira (10), a discussão será sobre turismo comunitário e negócios. Participam quatro profissionais ligados ao desenvolvimento do turismo comunitário na América Latina. Karen Bellato Pérez, cofundadora e COO da Komú (México), Laura Romero, cofundadora e líder de impacto da Awake Travel (Colômbia), Angelina Martinez, gerente de comunicações da Rede Global de Ecoturismo, e Felipe Zalamea, fundador da Sumak Travel (Costa Rica; Reino Unido). Eles irão debater o uso da tecnologia e como ela está alterando os processos em comunidades. Também serão abordadas tendências no mundo das viagens, desde a busca de experiências autênticas à imersão na cultura local.
Quarta (11), o debate reúne cinco representantes do Ecoturismo, tratando do novo impulso para o turismo na América Latina. O debate é realizado em parceria com a Global Ecotourismo Network e faz uma reflexão sobre os efeitos da pandemia e das mudanças climáticas. Serão apresentadas três perspectivas sobre a regeneração do turismo, com exemplos do Brasil, Costa Rica e Chile. Para falar sobre estes casos, participam Luiz Paulo Ferraz, da Associação Mico Leão Dourado, que falará sobre o exemplo do ecoturismo na Mata Atlântica. Glenn Jampol irá contar como o ecoturismo e a agricultura ajudaram a regenerar florestas em uma região cafeteira da Costa Rica. Jorge Moller Rivas, da ONG chilena Regenera, fala sobre a pandemia e a nova forma de fazer turismo. A discussão terá ainda participação das representantes da GEN, Marianela Camacho e Ariane Janér.
No último dia de debates, será abordado o Afro turismo. A mesa será feita em parceria com Muda! Coletivo Brasileiro para o Turismo Responsável. Solange Barbosa, CEO e fundadora da Rota da Liberdade, Thaís Rosa Pinheiro, CEO do Conectando Territórios, e Carlos Humberto da Silva Filho, CEO e fundador da Diáspora Black, trarão em seu painel a Agenda Racial. Eles apresentarão reflexões sobre o universo Afro no turismo, em segmentos que envolvem cultura e ancestralidade.
Inscrições e programação
Turismo Responsável 10.ago, às 14h - O Turismo Comunitário está pronto para fazer negócios na América Latina? Felipe Zalamea, Karen Bellato Pérez, Laura Romero, Angelina Martinez 11.ago, às 14h - Dando novo impulso ao turismo na América Latina Marianela Camacho, Jorge Moller Rivas, Glenn Jampol, Ariane Janér, Luiz Paulo Ferraz 12.ago, às 14h - Afro turismo: Um Mercado em Expansão Solange Barbosa, Carlos Humberto da Silva Filho, Thaís Rosa Pinheiro
WTM Latin America Virtual Evento voltado a profissionais do turismo e estudantes do setor De 10 a 12 de agosto, das 8h às 15h. Debates sobre Turismo Responsável, sempre às 14h. Inscrições: wtm/latin-america Para ver a programação completa: wtm/latin-america/programação