Linha Lilás de Metrô homenageia o Dia da Mulher Negra

imagem de uma grande bandeira amarela com a imagem de Terea de benguela e a incrição 25 de julho, dia da mulher negra latino americana e caribenha

A data, que marca a luta por igualdade, é celebrada internacionalmente em 25 de julho. Ao longo de um mês as concessionárias ViaMobilidade e da ViaQuatro farão homenagens e lembrarão a importância desta celebração.  

O dia 25 de julho, próximo domingo, é o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) a partir de uma demanda da Rede de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-Caribenhas. No Brasil, a homenagem nesta data, instituída por lei em 2014, lembra também uma das mulheres símbolo da resistência quilombola. É o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Estão previstas diversas homenagens ao dia, inclusive nas estações da Linha Lilás do Metrô, que serve os bairros de Moema e Região.

As homenagens no metrô começam nesta sexta (23), com o lançamento da campanha  “Diga não ao racismo, diga não ao sexismo!”. É uma parceria da ViaMobilidade e da ViaQuatro, com as secretarias Estadual dos Transportes Metropolitanos e Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. Será um mês com ações em estações das duas concessionárias. Neste primeiro dia, quem passar pela Estação Largo Treze, entre 10h e 16h irá ganhar chocolates de presente. É importante lembrar que estamos em meio a uma pandemia e portanto, serão tomados cuidados para evitar aglomerações e orientar o uso correto das máscaras.  

Calendário de Ações na Linha Lilás

Lembrando sempre que estamos em pandemia, mas não deixando de lado a importância da ampla divulgação da data, sugerimos que todos que passarem pelas estações fotografem e postem! Durante todo o mês, portanto sem necessidade de pressa, as escadas da Estação Adolfo Pinheiro estarão adesivadas de acordo com o tema. Neste período, ainda, um convite para fotos e posts na Estação Largo Treze. Os usuários poderão escolher os horários mais tranquilos para posar em frente a painéis instagramáveis, com imagem de Tereza de Benguela.

No dia 25 de julho, serão colocadas bandeiras com a imagem de Tereza de Benguela na estação AACD-Servidor. Monitores de TV em todas as estações da  Linha Lilás, além de outras linhas de metrô, trem e VLT irão mostrar um vídeo em homenagem à data. No domingo será inaugurada, também, a exposição fotográfica online “Mulheres Negras, Conquistas e Perspectivas“. São com imagens de 17 mulheres que se dedicam a lutar por mais representatividade da mulher negra na sociedade. A realização é da Coordenação de Promoção da Igualdade Racial da SMDHC e da SMC, com apoio do Metrô.

Não se conhece a origem de Tereza de Benguela, líder do Quilombo do Quariterê, do Pantanal. Não se sabe o local ou data de nascimento da chamada Rainha Tereza, assim como as circunstâncias de sua morte não são certas. Mas a história reconhece que sob sua liderança, por mais de duas décadas, liderança, a comunidade negra e indígena resistiu à escravidão.  

Veja os locais e períodos das ações, não se esqueça de procurar dias e horários de menor movimento para sua visita e registro. A pandemia não acabou e todos precisamos nos proteger:

Ações nas estações da Linha 5-Lilás

Distribuição de chocolates - 23 de julho, das 10h às 16h, na estação Largo Treze.
Paineis instgramáveis - Estação Largo Treze até 30 de julho.
Escadas adesivadas - Estação Adolfo Pinheiro até 18 de agosto.
Bandeiras – Estação AACD-Servidor de 25.07 a 18 de agosto
Exposição Fotográfica Online - "Mulheres Negras, Conquistas e Perspectivas" - Linha da Cultura do Metrô, de 25 de julho a 5 de agosto.

Para saber mais sobre Tereza de Benguela, uma das fontes é: ufrb.edu.br/tereza-de-benguela