Passageiros da linha de metrô que serve a região de Moema tem a possibilidade de pegar (e também doar) livros nas estações. A campanha estimula a leitura e também a solidariedade.
Um projeto da Via Mobilidade, responsável pela linha 5-Lilás do Metrô, estimula a leitura e a doação de livros. Todas as 17 estações da linha possuem “nichos de leitura” em suas áreas pagas (após a passagem da catraca). O projeto, também presente na linha Amarela, foi lançado há dois anos. Os passageiros são incentivados a participar através de sinalização gráfica e também vídeos nos monitores de trens e estações.
A ideia é que as pessoas peguem livros para ler e, se possível, devolvam em qualquer outro dos nichos de leitura, mas não é obrigatória a devolução. Da mesma forma, quem tiver livros para doar, pode simplesmente deixá-los nos espaços apropriados. Não existe qualquer burocracia ou registro de quem retirou os livros, nem quem fez doações. A área de sustentabilidade da concessionária faz um controle, para evitar que conteúdos ofensivos fiquem expostos nos nichos.
Segundo da área responsável, 3,4 mil livros já foram distribuídos na linha que serve a região de Moema. O levantamento, por não haver registro de entrada e saída, é aproximado e foi feito em maio deste ano. Visando alcançar um número maior de pessoas, existe um incentivo à devolução de livros e também de doação de novos exemplares. É recomendado que sejam livros em português, de ficção ou não ficção, mas de conteúdo acessível a todos os leitores.
O estímulo à doação e à devolução de livros nos nichos de leitura é uma forma de trabalhar a cidadania. A concessionária vê na ação uma forma de interação entre as pessoas, por meio da circulação dos exemplares. “A doação e a troca de livros é uma forma fazer com que a ação de apoiar o hábito transformador da leitura tenha sempre continuidade”, diz Juliana Alcides, gestora de Sustentabilidade da ViaQuatro e ViaMobilidade.
Nichos de Leitura na Linha 5-Lilás Via Mobilidade: instagram.com/viamobilidadesp/