A vida vai retornando ao prumo na cidade de São Paulo, mas a melhor opção ainda é aproveitar as várias oportunidade de entretenimento online, sem aglomeração.
O fim de semana de 13 a 15 de agosto será o último em que ainda há limitação de horário e ocupação de estabelecimentos comerciais em São Paulo. Aproveite para ficar em casa e curtir as varias opções e entretenimento que existem disponíveis pela internet. A agenda cultural online inclui música, vídeo e teatro, entre outros. O friozinho também deve favorecer a opção de ficar em casa, a previsão para o fim de semana é bastante compatível com o indoor.
Apesar da liberação de horários e público prevista para ter início na próxima terça, a cautela é sempre recomentada. Os números no Estado são animadores, há menos registro de mortes ao mesmo tempo que um grande avanço da vacinação. Mas a pandemia não acabou. Seguiremos publicando diferentes opções de entretenimento online, todas as sextas, na agenda cultural, incluindo algumas dicas futuras. Em nosso instagram a agenda também segue sendo atualizada.
Audiovisual
Criolo Samba em 3 Tempos Será disponibilizada, nesta sexta, a terceira parte do Filme-concerto Criolo Samba em 3 Tempos. O Tempo 3 do filme tem direção da cineasta Monique Gardenberg e é uma celebração à alegria, à vida, à esperança e ao próprio samba. No repertório, sambas icônicos, como Corra e Olhe o Céu (Cartola / Dalmo Castello), Palpite Infeliz (Noel Rosa), Desde Que o Samba é Samba (Caetano Veloso), além de composições próprias de Criolo. O filme foi feito no Teatro Unimed, em São Paulo, criando um ambiente de roda de samba, sem referência à plateia. Com Ricardo Rabelo (cavaco), Gian Correa (violão de 7 cordas), Ed Trombone (trombone) e Maurício Badé (percussão). Criolo Samba em 3 Tempos Sexta (13), às 21h Classificação livre Duração 20min Gratuito e sem necessidade de cadastro Assista pelo site do Teatro Unimed em Casa O filme inteiro, com os três tempos de 20min cada, poderá ser assistido pelo site até 22.08.
Festival Online
13º FCD - Festival Contemporâneo de São Paulo O evento que teve início no último dia 03 de agosto, terá programação online até este domingo, dia 15. A curadoria e direção do evento são de Adriana Grechi e Amaury Cacciacarro. As atividades online têm como objetivo possibilitar um encontro, apesar da distância física, para partilhar questões urgentes à dança e às artes performativas. Nestes três últimos dias de festival, ainda é possível assistir a vídeos documentais e palestras performativas, gratuitos, disponíveis no site do evento. Os palestrantes e performers convidados refletem o momento de isolamento e o ambiente onde suas obras são criadas. No eixo Lugares, artistas apresentam seus interesses em arte e dança nos locais onde vivem, em diferentes cidades. Em Processos, além de comentar seus processos e obras, também selecionam trechos de seus trabalhos que consideram significativos na sua trajetória e compartilham seus olhares. Festival Contemporâneo de São Paulo Programação completa em www.fcdsp.org
Teatro
Mostra de Repertório #PandoraOnline - Criações em tempos de isolamento. De sexta a domingo, o grupo apresenta espetáculos produzidos durante a pandemia, que trazem um olhar crítico sobre o Brasil e o atual contexto da sociedade. E conta ainda com a participação do grupo de São Miguel Paulista (Zona Leste) "O Buraco D'Oráculo" em um bate-papo sobre arte na pandemia, após a apresentação do domingo. Neste fim de semana, as transmissões serão pelo Facebook do Teatro Flávio Império. Os próximos dois fins de semana terão espetáculos em outras instalações na cidade. Mostra de Repertório - Pandora Assita pelo Facebook do Tetro Flavio Império Jardim Vertical Sexta (13), às 20h Uma fábula sobre compensação e artificialidade, apresenta as relações de uma família que vive isolada no quadragésimo sétimo andar de um edifício, onde é preciso abrir espaço para seus sonhos no cotidiano do possível. Duração: 80 minutos. Classificação indicativa: 12 anos Autoestrada para Damasco Sábado (14), às 20h A história de uma atendente de pedágio trabalha na noite de Ano Novo. É a véspera das comemorações. Ela está desanimada, até encontrar seu novo amor, um urso pardo sem dinheiro para a tarifa. Duração: 27 minutos Classificação: Livre Onde os neandertais vão para morrer Domingo (15), às 20h Seis participantes de um reality show em uma caverna seguem com suas estratégias para vencer, sem saber que uma pandemia devastou seu país. Duração: 25 minutos. Classificação: Livre Após a apresentação, bate-papo com O Buraco D'Oráculo @buracodoraculo
Em Nome da Mãe Monólogo, interpretado por Suzana Nascimento, com direção de Miwa Yanagizawa. O Espetáculo é baseado na obra homônima do italiano Erri de Luca. Em Nome da Mãe Sexta a domingo, às 19h Duração 60min Classificação 14 anos Assista pelo canal do Sesc RJ do Youtube
Última Chance
Cachimônia Espetáculo que mistura circo, música, humor e artes plásticas para contar a história de um casal que vive no campo e participa de uma jornada de embriaguez dos sentidos. Com truques, magia, acrobacia e equilibrismo. A direção é de Tato Villanueva, ator, palhaço e diretor argentino em parceria com Lu Lopes, a palhaça Rubra. No elenco, Nié Pedro e Maíra Campos Cachimônia Sexta (13), às 20h. Duração: 50 minutos Classificação livre. Assista pelo Canal do Youtube da Cia Artinerant’s
Vem por aí, na próxima agenda cultural
TEATRO ONLINE - o espetáculo "Helena Blavatsky, a voz do silêncio" terá nova temporada, a vivo, a partir do domingo 22 de agosto. O espetáculo, estrelado por Beth Zalcman sob a direção de Luiz Antonio Rocha, mexe com os espectadores ao instigar uma profunda reflexão sobre a busca do homem pelo conhecimento filosófico, espiritual e esotérico. Este é o primeiro texto teatral da filósofa e poetisa Lucia Helena Galvão. Sessões aos domingos e às terças, com ingressos vendidos pela Sympla e 20% da bilheteria revertido para o programa Criança para o Bem (DF).
O 13º FCD – Festival Contemporâneo de São Paulo é realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, do Consulado da França no Brasil e da Direção Geral das Artes em Portugal.