Adultos vacinados na capital já são 100% com a 1ª dose

imagem do virus da Covid-19 escura, em tons de vermelho e cinza
Atualizado em 19.08, às 14h20

O anuncio que parece um sonho foi feito pela prefeitura da capital nesta quarta (18), mas indica ainda uma ausência de boa parte da população para a segunda dose

Segundo informação da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Paulo, a cidade atingiu na terça (17) a marca de 100% de adultos vacinados com a primeira dose. Ainda que este dado deva ser muito comemorado, a prefeitura alerta que mais de 200 mil pessoas estão com a segunda dose atrasada. A Secretaria de Saúde reforça o que todos os profissionais sérios de saúde já informaram: a proteção contra formas graves da doença só é obtda com as duas doses do imunizante ou dose única.

Dentro da conta dos 100% de adultos vacinados, havia uma diferença de pouco mais de duas mil pessoas, conforme informou nesta quinta, a prefeitura. Eram 2.167 pessoas que se recusaram inicialmente a tomar o imunizante, querendo escolher a marca. Eles estavam proíbidos de se vacinar até que a cidade completasse a imunização em primeira dose das pessoas acima de 18 anos. A partir de hoje, estes cidadãos poderão se apresentar nos postos e ser vacinados.

Antecipação da Segunda dose

Apesar de existir uma grande discussão sobre a antecipação da segunda dose da vacina, este prazo menor ainda não foi oficializado. O intervalo entre uma aplicação e outra é de 21 a 28 dias para a Coronavac e de 84 dias para as vacinas da AstraZeneca e Pfizer. No entando, após considerar concluída a aplicação da primeira dose para todos os adultos, já está liberada a procura pela segunda dose antecipada. Ela será dada apenas com o uso da chamada xepa, ou as doses remanescentes que não poderiam ser usadas no dia seguinte.

O intervalo mínimo para receber a segunda dose antecipada das vacinas é de 15 dias para a Coronavac e de 60 dias para a AstraZeneca ou a Pfizer. Segue sendo critério no Brasil a aplicação da segunda dose da mesma vacina tomada anteriormente. Apenas as Unidades Básicas de Saúde farão a aplicação antecipada. Os postos foram orientados a organizar uma lista de espera para estes casos, apenas de pessoas que morem, trabalhem ou estudem perto da cada UBS. Quem estiver interessado, deve procurar a unidade mais próxima.

VACINAÇÃO DE ADOLESCENTES 

- apenas a vacina da Pfizer tem aval da ANVISA para aplicação em menores de 18 anos.
- o governo de São Paulo aguarda resposta ao pedido feito para aplicação da Coronavac. 

Datas
- 18 a 25.08: 16 e 17 anos com comorbidades, deficiências, gestantes e puérperas
- 26 a 29.08: 12 a 15 anos com comorbidades, deficiências, gestantes e puérperas

- 30.08 a 05.09: 15 a 17 anos
- 06 a 12.09: 12 a 14 anos

fonte: Secretaria Especial de Comunicação da Cidade de São Paulo.

Sobre a antecipação, leia a informação oficial aqui: municipes-que-recusaram-vacina-poderao-voltar-aos-postos