O macarrão instantâneo, celebrado no Dia do Miojo, é um prato rápido e pratico, que apesar de ser contestado por algumas pessoas, é uma opção de alimento em praticamente todos os países do mundo, há mais de 60 anos.
O Dia do Miojo, data que homenageia o macarrão instantâneo, foi instituída no Brasil há vários anos. Ela lembra o dia em que, há 63 anos, o japonês Momofuku Ando inventou o prato que em nosso país popularizou-se como “Miojo”. Existem hoje diversos fabricantes, mas a marca do produto original acabou sendo adotada como nome. Segundo a Associação Mundial de Macarrão Instantâneo o povo brasileiro é o décimo maior consumidor do produto.
O levantamento feito pela entidade, revela que em 2020 foram consumidas cerca de 2,7 bilhões de porções de macarrão instantâneo por aqui. O aumento em relação ao ano anterior foi de 11%, pouco mais de um por cento a mais que a média global (de 9,6%). Diferentes motivos podem ter influenciado o crescimento, não apenas no Brasil, como em todo o mundo. As duas hipóteses mais repetidas têm relação com a pandemia.
Alguns produtores acreditam que o aumento no consumo seja o fato de as pessoas terem ficado mais em casa. Eles apontam uma preferência pela praticidade, além das várias opções de sabor do produto. Outros apontam razões econômicas como motivador. Não restam dúvidas que o custo de cada porção da refeição a base de macarrão instantâneo é bem mais baixo que de um prato feito com outros ingredientes. O momento de crise vivido pela maioria dos brasileiros poderia ter influenciado na opção por este alimento.
O Dia do Miojo
A origem do macarrão instantâneo reforça, em certa medida, a ligação do crescimento do consumo no último ano, à crise estabelecida pelo coronavírus. No pós-guerra, em 1958, o Japão ainda sofria com o desabastecimento. Conta a história, que Momofuku Ando, aos 48 anos, viu as filas de pessoas para comer lámen, ainda no impacto da destruição da Segunda Guerra Mundial. Ele imaginou um alimento substancioso, e ao mesmo tempo de preparo rápido.
O macarrão instantâneo, originalmente, era uma massa frita que ficava pronta rapidamente quando reidratada. O empreendedor Momofuku Ando, abriu a primeira fábrica da Nissin Foods ainda em 1958. Ele passou a exportar o produto para diversos países, entre eles o Brasil, que se tornou importador a partir de 1965. Hoje existem diversos fabricantes de macarrão instantâneo no país, atendendo ao mercado interno. As embalagens tem o mesmo padrão de formato e há muitas variações de sabores, incluindo versões vegetarianas ou massa integral.
Museu Cup Noodles A importância da história do macarrão intantâneo é tão grande, que no Japão há um Museu dedicado a ele, com diversas atividades acontecendo lá dentro! Para conhecer, acesse o site (em inglês ou linguas orientais): cupnoodles-museum.jp/en/