A iniciativa está em sua oitava edição e recebe inscrições de Organizações da Sociedade Civil até a próxima sexta (17).
O programa Educar para Transformar é uma iniciativa do Instituto MRV e chega, em 2021, à sua oitava edição. A proposta é promover transformações por meio da educação. São aceitos projetos de Organizações da Sociedade Civil em parceria com escolas públicas, que estimulem aprendizado e mudanças culturais em seus públicos diretos e indiretos. Serão selecionados cinco projetos, que terão fomento e acompanhamento durante dois anos.
Os pilares que em acontece o Educar para Transformar tem três focos complementares. A parceria com uma ou mais escolas das redes públicas de ensino fundamental II e/ou médio. A capacitação das OSC, para sua autossustentabilidade, com apoio ao desenvolvimento das estratégias de produtos ou serviços, além de mentorias de lideranças. E o desenvolvimento de professores, com apoio do Instituto iungo, oferecendo formação, palestras e debates.
Educar para Transformar
As inscrições para a seleção podem ser feitas de forma online (link abaixo) até sexta, dia 17 de setembro. Este ano, as Organizações da Sociedade Civil devem apresentar propostas para minimizas problemas na educação que foram gerados pela pandemia em seus municípios. O projeto irá contemplar cinco iniciativas para acompanhamento ao longo de dois anos. Cada um receberá aporte financeiro no valor de R$ 200 mil, capacitações e acompanhamento do Instituto MRV.
Cada proposta será analisada de acordo com critérios exigidos no edital por uma comissão formada pelos voluntários do Instituto. Após a seleção dos especialistas, a relação será publicada e irá a votação popular. Os projetos devem envolver os professores das escolas, que aplicarão o conhecimento adquirido aos estudantes. Estes, por sua vez, irão desenvolver um projeto próprio para solucionar tanto um problema de sua escola, como da comunidade a qual pertencem.
Impacto também para as OSC
O Instituto MRV também incentiva as OSCs a desenvolverem a estratégia de um produto ou serviço, ou aperfeiçoarem algo já existente, que contribua com a captação de recursos para a própria organização, promovendo sustentabilidade financeira e maior autonomia para a continuidade de suas atividades. Os vencedores ainda serão acompanhados de perto pelas lideranças da MRV, para que eles compartilhem experiências e apoiem os projetos.
“O nosso principal objetivo é levar, por meio dos projetos selecionados, uma metodologia ativa para dentro das escolas, visando o auxílio no processo de ensino e aprendizagem e que permita a participação ativa de todos os envolvidos, ou seja, professores e estudantes. O Educar para Transformar busca apoiar e contribuir com melhorias no cotidiano da escola, principalmente no atual cenário de afastamento causado pela pandemia.”, ressalta Blenda Costa Alves, coordenadora do Instituto MRV.
Educar para Transformar Inscrições até 17 de setembro Edital: Edital-8-Educar-para-Transformar Informações e inscrições: 8º Educar para transformar