Festival das Marias estreia novo mini doc nesta sexta

imagem em preto e branco da cantora Mariana Bisonti, vista de lado, em frente a um microfone de estúdio musical
A cantora e compositora Mariana Bisonti (imagem Letícia Aok/divulgação)

A série musical 12 Histórias faz parte do ‘aquecimento’ para o Festival Internacional de Artes no Feminino, estreia seu nono episódio com cantora e compositora Mariana Bisonti

O micro documentário sobre a cantora e compositora Mariana Bisonti dá sequencia a uma série que estreou em julho pela web. Cada episódio apresenta uma cantora e/ou compositora falando de seus lançamentos recentes. As doze histórias são um aquecimento para o Festival das Marias – Festival Internacional de Artes no Feminino. Realizado inicialmente em Portugal, o evento tem objetivo de reforçar a importância do feminino na cultura.  Este ano, a edição em formato online do Festival das Marias no Brasil será entre os dias 18 e 25 de novembro. As exibições serão transmitidas a partir de São Paulo e São Bernardo do Campo, simultaneamente à realização em Portugal.

A publicação do mini documentário sobre Mariana Bisonti é simultânea ao lançamento de seu single Topografia nas plataformas digitais. Segundo a autora, a letra “desenha imagens de múltiplos sentidos, coloridas pela melodia que ora flutua, ora se sustenta na harmonia. A faixa envolve o ouvinte a cada compasso, sem pressa, até o final quando os instrumentos encerram a viagem musical de forma unificada”. No refrão, há um dedilhado de guitarra e marcação da bateria, em arranjo inspirado de Gudino Miranda, produtor musical da serie, que tem direção artística de Letícia Aoki.  

Festival das Marias tem, não apenas espetáculos, mas provoca a discussão sobre temas pertinentes ao fazer artístico da mulher. Nos vídeos, desta série documental, além de um clipe da música com cenas captadas no estúdio, cada artista fala sobre as particularidades da composição apresentada. Elas dão, ainda, um depoimento sobre o papel da música em suas vidas, refletindo sobre a relação pessoal com a arte. O Festival das Marias entra como parceiro, dando espaço a essas mulheres, para difundir histórias e contemplar o fazer feminino.

Em julho, foram mostradas sete histórias: de Amanda Temponi (single: Não Estou Artista), Sejuh (single: Você Diz que a Vida Passou), Re Chandra (single: Infinity Voice), Julia Pagano (single: Repara), Eva Treva (single: Barata), Nathalie Alvim (single: Outro) e Tabatha Sanches (single: Sinais). Agosto foi a vez de Flávia Ellen (agosto). Este mês será de Mariana Bisonti. Os três últimos episódios chegam a ultrapassar o evento: Stela Nesrine (outubro), Pri Rosa (novembro) e Funmilayo Afrobeat Orquestra (dezembro).

Série musical Doze Histórias
Festival das Marias - Festival Internacional de Artes no Feminino
Nono episódio, dia 17 de setembro, a partir de 11h.
Assista pelo canal de Youtube do Festival das Marias
Duração: 10 min. 
Classificação Livre.

 22/7 - Amanda Temponi - Não Estou Artista
 23/7 - Sejuh - Você Diz que a Vida Passou
 26/7 - Re Chandra - Infinity Voice
 27/7 - Julia Pagano - Repara
 28/7 - Eva Treva - Barata
 29/7 - Nathalie Alvim - Outro
 30/7 - Tabatha Sanches - Sinais
 Agosto   - Flávia Ellen
 17.09 - Mariana Bisonti
 Outubro  - Stela Nesrine
 Novembro - Pri Rosa
 Dezembro - Funmilayo Afrobeat Orquestra