Data celebrada em cerca de 75 países chama atenção às possibilidades de inclusão de pessoas com PC na sociedade, bem como às diferentes formas desta condição permanente, ainda sem cura conhecida.
Segundo a Rede Global de Paralisia Cerebral, CP360, existem 17 milhões de pessoas ao redor do mundo vivendo com paralisia cerebral (PC). Outras 350 milhões de pessoas convivem ou trabalham com adultos ou crianças com PC. Esta é a deficiência física mais comum na infância, uma condição permanente que afeta os movimentos em diferentes graus. O alcance pode ser desde a falta de força em apenas uma mão até a completa falta de movimentos voluntários. Para ampliar o conhecimento publico sobre a PC, foi instituído o Dia Mundial da Paralisia Cerebral, em 06 de outubro.
Pessoas com Paralisia Cerebral podem ter deficiências associadas, algumas mais comuns qe outras. Entre as de maior prevalência estão: uma em cada quatro crianças com PC não pode falar. Uma em cada quatro não consegue andar sozinha e também, uma em cada quatro tem epilepsia. Além disso, metade das pessoas com PC tem algum grau de deficiência intelectual.*. A Paralisia Cerebral pode ter origem no desenvolvimento intrauterino, ou mesmo na primeira infância. Ela é uma condição complexa, com diversas variantes e por este motivo nem sempre o diagnóstico é simples. As suspeitas podem surgir quando o bebê apresenta atraso no desenvolvimento, ou o corpo mais molinho ou bastante rígido, por exemplo.
Dados no Brasil
O Brasil é um dos 75 países que celebram oficialmente o Dia Mundial da Paralisia Cerebral. Segundo o Instituto Nossa Casa, no Brasil há uma carência de estudos sobre a prevalência da PC. Há projeções de que a cada 1.000 crianças que nascem, sete apresentam essa condição. O Instituto Nossa Casa é primeira plataforma nacional destinada a traduzir o conhecimento científico sobre Paralisia Cerebral (PC). Pela primeira vez desde sua fundação, ele vai promover uma live em seu canal no YouTube para marcar o dia 06 de outubro.
A live terá show do duo OUTROEU, com participação especial da cantora Sandy. A transmissão começa às 20h e é gratuita. Quem quiser colaborar com a causa, poderá fazer doações à Nossa Casa por meio de um QRCode. “Nós, do Instituto Nossa Casa, optamos pela potência da música e da arte que tanto nos encantam para levantar essa bandeira”, destaca o jornalista Rafael Bonfim, que tem paralisia cerebral e é cofundador do Instituto Nossa Casa. Mundialmente serão usadas neste dia as hashtags #milhoesdemotivos; #MillionsOfReasons e #WorldCerebralPalsyDay.
O Dia Mundial da Paralisia Cerebral
A celebração do Dia Mundial da Paralisia Cerebral tem objetivo de divulgação e conscientização sobre a PC. E ainda, garantir que crianças e adultos com PC tenham os mesmos direitos, acesso e oportunidades que qualquer outra pessoa na sociedade. “Juntos podemos fazer isso acontecer. Em muitos casos as pessoas com PC parecem invisíveis, pois estão fora do alcance da visão da maioria do público em geral. Por isso é tão relevante trazer o assunto para discussão sempre. A data é um marco importante, mas esse tema precisa estar dentro do nosso cotidiano”, destaca Beatriz Santos Vieira, cofundadora do Instituto.
Sobre a Live e os artistas
A dupla OUTROEU, formada por Mike e Guto, apresentará durante a live as músicas do novo álbum “O outro é você”, que trazem como mensagem a empatia e o olhar mais cuidadoso sobre todas as outras pessoas que existem além de si mesmo. A canção “Dança”, um dos sucessos da dupla, apresenta o universo do TikTok pela visão dos artistas. Inicialmente eles tentam acompanhar as danças virais do app e por fim descobrem que para se destacar é preciso ser você mesmo.
A cantora Sandy, que fará uma participação especial, também apoia a causa. “Desde o início da carreira, meu objetivo foi produzir música feita com verdade, muito amor e dedicação, sempre buscando levar alegria e mensagens positivas para o meu público. É uma honra participar dessa campanha de conscientização tão importante, que fala sobre a necessidade urgente da inclusão, incentivando a busca pela igualdade de oportunidades para todos”, destaca.
Live Dia Mundial da Paralisia Cerebral Com a dupla Duo OUTROEU e a cantora Sandy Quarta (06), às 20h. Assista pelo canal da Nossa Casa no YouTube Gratuito, com possibilidade de doações pelo QRCode.
Para saber mais Instituto Nossa Casa: nossacasa.org.br CP360 (site internacional): Dia Mundial da Paralisia Cerebral
Fontes: CP360; WorldCPDay.org; Nossa Casa.
Referência: * Novak I, Hines M,Goldsmith S, Barclay R (2012) Clinical Prognostic Messages from a Systematic Review on Cerebral Palsy, Pediatrics, 130:5