Pelé faz 81 anos neste sábado

imagem em preto e branco do jogador Pelé, ainda jovem, com uniforme do Santos, agaichado no gramado.
Pelé na Vila Belmiro (divulgação Santos.FC)

Em homenagem ao Rei do futebol, empresa de BigData fez um levantamento de homonimos do ídolo registrado no país

No aniversário do Rei Pelé, comemorado neste sábado (23), a proScore divulgou levantamento que aponta dezenas de brasileiros com nome em homenagem ao ídolo dos gramados. Único homem a conquistar o título da Copa do Mundo por três vezes como jogador, Pelé completa hoje 81 anos de idade. Ele passou por problemas de saúde nos últimos anos, mas se antém firme. O tricampeão mundial publicou neste sábado vídeo em uma rede social no qual agradece as mensagens recebidas de fãs do mundo todo.

A polêmica sobre ser o maior jogador de todos os tempos não deve ser encerrada facilmente. Já houve disputas com Maradona e com astros europeus do esporte. No Brasil, o Rei do Futebol segue sendo reverenciado por várias gerações, mesmo após mais de 40 anos longe dos gramados. A camisa 10 ganhou significado especial depois de ser usada por Pelé, como o simbolo de um grande craque. Muitos pais sonharam que seus filhos fossem como o rei e alguns levaram o sonho até o cartório.

Como acontece com outros ídolos mundiais, Pelé inspirou o nome de vários brasileiros. O levantamento feito pela proScore leva em conta registros feitos após a estreia do Rei como jogador profissional, em 1956, o que configuraria a homenagem ao atleta que estava despontando no esporte. São 25 “Edson Arantes do Nascimento”, homônimos exatos. Outros 18 brasileiros tem este nome, seguido de outros sobrenomes. Há quatro pessoas com a ordem do sobrenome invertida e são chamados “Edson Nascimento Arantes”.

A grafia Edison (com i) Arantes do Nascimento aparece apenas uma vez. Curiosamente, seria esta a forma como o pai de Pelé queria registrá-lo em 1940. A idéia era homenagear Thomas Edison, inventor da lâmpada elétrica que havia acabado de chegar à sua cidade, Três Corações, em Minas Gerais. Além dos Edsons e do Edison, existem também mais 35 brasileiros que tem em seu nome de registro o apelido “Pele”!

Para saber mais sobre a empresa que fez o levantamento, acesse https://site.proscore.com.br