Rugby ensina a cultuar seus ídolos

fotografia antiga do jogador Diego Padilha, em preto e branco... ele corre com a bola de rugby nas mãos na direção da camera.
arte sobre capa do livro Don Diego (ed. Labrador)

Don Diego, ex-jogador e treinador da seleção brasileira falecido há dois anos, foi eternizado com uma data comemorativa e a publicação de sua biografia.

Ele é praticado há várias décadas no Brasil, ainda que não seja uma das modalidades mais conhecidas por aqui. Segundo a Confederação Brasileira de Rugby (CBRu), existem cerca de 11 mil atletas federados e mais de 60 mil praticantes no país. Mesmo perdendo em popularidade para outros esportes coletivos e individuais, vem do Rugby um dos exemplos que todos deveriam seguir: a valorização de sua história e o reconhecimento de seus ídolos. Um dos principais nomes do esporte no país recebe amanhã (03) uma segunda homenagem póstuma: o lançamento de sua biografa.

Diego Padilla, argentino radicado no Brasil, é considerado um dos maiores jogadores do Rugby no país. Ele faleceu há exatos dois anos, aos 59 anos, por complicações pós-cirúrgicas. Para homenageá-lo, a CBRu promoveu duas ações significativas. Há pouco mais de um mês, estabeleceu o dia de seu aniversário, 20 de setembro, como “Dia do Rugbier” no Brasil. Além da memória do atleta e treinador da seleção brasileira, a nova data comemorativa é também uma forma de homenagear todos os que se dedicam ao esporte.

O segundo importante projeto que demandou um trabalho de pesquisa e entrevistas, terá sua conclusão conhecida na noite desta quarta-feira, dia 03. O livro “Don Diego”, escrito pelo jornalista Sérgio Xavier, será lançado em São Paulo, no Kia Ora Bar, no Itaim. A biografia do ídolo, chamado de Don Diego pelos parceiros de modalidade, foi publicado pela Editora Labrador. São 208 páginas, divididas em 17 capítulos. Os dirigentes do esporte reconhecem em Diego Padilla alguém que personificou os principais valores cultivados pelo Rugby mundial: disciplina, respeito, integridade, paixão e solidariedade.

O jornalista Sergio Xavier, autor de outros livros sobre esportes, entrevistou mais de 30 pessoas para contar a história deste argentino de alma brasileira. Ele narra fatos interessantes e divertidos do grande atleta e ser humano, cuja trajetória se entrelaça com a do Rugby no país. “É uma história única e forte. (…) Companheirismo, generosidade e abnegação foram características que saltaram dos depoimentos de amigos, colegas, familiares, fãs do esporte. Aprendi que a dinâmica do Rugby exige essa abnegação. Quem não tem a bola precisa se doar para que seu colega de time possa avançar e pontuar. Diego é uma bela e prazerosa história para se contar!”, revela Sérgio Xavier.

Diego Padilla foi uma das pessoas mais solidárias e íntegras do Rugby brasileiro, levando os valores do nosso esporte por onde passou. Além de um jogador espetacular, foi treinador e auxiliou na construção do Rugby fora do campo”, comenta o presidente do Conselho de Administração da CBRu, Martin Jaco. “Fui companheiro de clube do Diego por 12 anos. Ele foi um dos atletas mais completos com quem entrei em campo. Tanto física como tecnicamente o Diego se distinguia e em termos de espírito de equipe e companheirismo, certamente era único.”, relembra João Nogueira, superintendente técnico da CBRu.

Diego Hernán Padilla Victorica, mudou-se com a família para o Brasil ainda criança. Apaixonado pelo Rugby, atuou inicialmente pelo Colégio Rio Branco. Naturalizou-se brasileiro e defendeu a seleção nacional. Diego era descrito pelo contemporâneo Antônio Martoni como “brilhante, forte, inteligente, fullback ou centro com tackle demolidor, com visão de jogo, liderança, arrogante e folgado dentro de campo”.

Atuou pela vitoriosa equipe do Alphaville e foi o segundo brasileiro a ser convocado para a seleção da América do Sul. Jogou até o final dos anos 90, quando passou à função de treinador. Comandou os times Alphaville, SPAC e Poli Rugby. Por um período, foi treinador da seleção brasileira masculina.

Biografia de Diego Padilla

Don Diego
Autor: Sérgio Xavier
Páginas: 208
Preço: R$ 49,90
Editora Labrador

Lançamento
Quarta (03), das 18 às 21h
Kia Ora Bar
Rua Dr. Eduardo de Souza Aranha, 377
Itaim

Sobre a CBRu: www.brasilrugby.com.br