Cartunistas e site Festanejo homenageiam Marília Mendonça

desenho da canotra Marilia Mendonça de braço abertos, com asas, no céu, atrás dela, escrito (com nuvens) seu nome
Recorte sobre cartum de Thais Linhares (divulgação)

Acidente que tirou a vida de cinco pessoas, entre elas a cantora, completa uma semana. Marília Mendonça recebeu diversas homenagens e vários dos cartuns feitos em sua memória estão reunidos em exposição virtual.

Ao longo da semana, em especial na própria sexta, dia 05, quando houve o acidente aéreo, dezenas de cartuns foram produzidos e reproduzidos nas redes sociais. As homenagens emocionadas à Marília Mendonça, mostram a força de uma artista, que além da voz potente e da precisão nas letras, trouxe representatividade a meninas e mulheres nem sempre respeitadas.

O portal Festanejo e a Associação dos Cartunistas do Brasil reuniram vários dos desenhos e homenagens feitas na exposição on-line “Marília Maravilha”. Ela está disponível de forma aberta no site e conta com artes de cartunistas de todo o Brasil. Um dos principais nomes do sertanejo atual, a artista ficou conhecida como a “rainha da sofrência”. Nascida em Cristianópolis e criada em Goiânia, a artista começou a cantar na igreja, ainda na infância.

Cartaz da exposição, em cartun do artista Jal. Ele mostra o céu escuro com muitas estrekas e o deenho de uma constelação com o rosto da artista.

Marília Mendonça começou a compor muito jovem, com apenas 12 anos de idade. Suas músicas ganharam fama nas vozes de artistas já consagrados como Jorge&Mateus, Wesley Safadão e Henrique&Juliano. Desde o lançamento de seu primeiro álbum, intitulado “Marília Mendonça Ao Vivo”, suas músicas não saíram das paradas sertanejas. Recentemente, a artista uniu forças com as gêmeas Maiara & Maraisa no trio Patroas.

Marília Mendonça já havia virado caricatura em nossa exposição do ano passado sobre a música sertaneja. Mas logo que os cartunistas souberam da triste notícia começaram a publicar em suas redes sociais caricaturas e cartuns sobre a maior cantora da sofrência e do empoderamento das mulheres. Então, aqui fica essa singela homenagem nos traços dos cartunistas brasileiros”, declarou o presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil, JAL Lovetro.

Exposição: homenagem a marilia mendonca

Sonre a Associação dos Cartunistas do Brasil, saiba mais no site A.Cartunistas