Websérie apresenta o Carnaval gaúcho ao Brasil

imagem de bastidor da filmagem, mostra o cenário da série sobre o carnaval gaúcho e a mesma imagem através de um monitor nas filmagens.
Locação de parte das gravações (imagem/divulgação)

Já se foi o tempo em que o carnaval paulista era visto com desconfiança. E no Rio Grande so Sul, você sabe como é?

A websérie que apresenta ao Brasil a história e os nomes mais importantes do carnaval gaúcho está disponível gratuitamente pelo Youtube. O conteúdo organizado em uma playlist tem três teasers de um minuto, posicionando para o público, como começou a história da festa no Rio Grande do Sul, o que foram os Corsos e as Tribos. Depois, entrevistas-aulas-espetáculos, que variam de 10 a 20 minutos cada, nos apresentam um conteúdo extenso, sobre tópicos como ‘fantasias’, ‘passistas’, ‘enredos’, entre outros.

São 24 personagens da velha guarda do carnaval gaúcho que protagonizam cada um dos episódios. São dois momentos em cada um destes capítulos. No início, a apresentação do ‘baluarte’ através entrevistas em suas casas, apresentando-os de forma intimista. Depois, as aulas-espetáculo, ambientadas num estúdio montado e cenografado dentro de um barracão.

Os Baluartes do Samba, a velha guarda do carnaval gaúcho, são apresentados pela produção da série documental como “pessoas que dedicam suas vidas a este evento durante o ano todo, há muitas décadas”. Eles são reverenciados por incorporarem “na sua própria narrativa de vida a história do carnaval, que ajudaram a construir ao longo de décadas. Um patrimônio que deve ser divulgado”.

A produção foi realizada dentro do período da pandemia e teve todas as etapas de captação cumprindo fielmente os protocolos e exigências sanitárias oficiais.

Da Borges ao Porto Seco "A incrível história dos Baluartes do Samba no ano da pandemia" 

Assista a websérie pelo Youtube Os Baluartes do Samba 
Instagram: @osbaluartesdosamba
Facebook: @osbaluartesdosamba  

Ficha técnica da websérie sobre o Carnaval Gaúcho

Direção Geral e Roteiro: Carla Joner
Curadoria Baluartes: Maria Antonia Brasil e Valdinei Nascimento
Prod. Executivo, Audiovisual e Roteiro: Rene Goya Filho
Direção de Produção: Mariangela Sedrez
Edição: Gustavo Eder e Tainara Schmits
Narração: Loma Solaris
Realização: @jonerproducoes
Design: Katia Ozorio
Comunicação e redes sociais: ana c | @anacdecarolina
Apoio: @estacaofilmes
Financiamento: Secretaria de Estado da Cultura do RS, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo do Governo Federal com recursos da Lei n. 14.017/2020 Aldir Blanc, no Edital Sedac n. 09/2020 Produções Culturais e Artísticas.