Novidade: restaurante Sim Sobá amplia cardápio

imagem em close da linguiça pantaneira, uma linguiça em espiral, dentro de um prato de barro. atrás se vê uma farofa amarela em outro prato
Linguiça Pantaneira do Sim Sobá (divulgação)

O restaurante de culinária sul-matogrossense da chef Vanessa Carvalho inclui dois novos pratos tipicos pantaneiros em seu menu.

O restaurante Sim Sobá, que nasceu a partir do desejo da chef Vanessa Carvalho de apresentar ao publico paulistano a culinária de sua região (veja link para matéria abaixo), acaba de ampliar seu cardápio. Além do autêntico “Sobá à Moda de Campo Grande”, os clientes da casa que trabalha atualmente apenas para delivery e retirada, podem provar também a Linguiça Pantaneira e o Arroz Carreteiro Pantaneiro. As receitas são fiéis a forma de preparo no Mato Grosso do Sul e incluiem até ingredientes que vem do centro-oeste especialmente para a cozinha da chef.

Segundo Vanessa, a Linguiça Pantaneira é muito comum em seu Estado, mas não é (ou não era) encontrada na capital paulista. “É uma linguiça feita artesanalmente com carne bovina picada na ponta da faca, e não moída como costuma ser realizado nas demais linguiças. Ela também tem um tempero único, com laranja azeda e pimenta vermelha, que lhe confere um sabor todo especial”, explica a chef. O prato inclui, além da linguiça frita na própria gordura, mandioca cozida, vinagrete e farofa temperada.

Já o Arroz Carreteiro Pantaneiro é praparado com carne seca serenada, salpicado com cebolinha e acompanhando mandioca cozida e vinagrete. “Carne seca serenada é salgada e seca durante a noite pendurada em um varal protegido por uma caixa telada”, explica Vanessa. “Foi a primeira receita que aprendi a preparar, a partir dos meus seis anos, numa mini cozinha improvisada que eu brincava no quintal de casa. Com oito anos, já era minha tarefa preparar o Arroz Carreteiro Pantaneiro que seria servido para a família toda”.

No dia a dia dos moradores do Mato Grosso do Sul, o Arroz Carreteiro Pantaneiro é quase um coringa da cozinha. Como acontece em muitas casas, também em São Paulo, algumas sobras de refeiçoes anteriores são aproveitadas para compor novos pratos. Acontece isso, na terra de Vanessa, especialmente com sobras de churrasco, outros tipos de carnes e linguiças. “As pessoas adaptam o prato para evitar desperdícios. Afinal, quando bem feito, é uma refeição quase completa, só faltando a mandioca cozida. Não comemos nenhum tipo de carne sem a mandioca”, acrescenta Vanessa Carvalho.

Sim Sobá 

Culinária Sul-Matogrossense
Rua Zacarias de Góes, 1770 
Sexta a domingo, das 18h às 22h
Pedidos: (11)98696-5212
www.simsoba.com.br
Instagram: @simsoba

Saiba mais sobre o Sobá, prato que dá nome à casa, na matéria Culinária Sul-mato-grossense no Campo Belo