texto enviado pela Assessoria de Imprensa do Acampamento Paiol Grande
Responsáveis pelo Acampamento Paiol Grande, um dos mais importantes do país, decidiram cancelar preventivamente a primeira temporada de férias, e ampliaram os protocolos relativos à Covid para as duas temporadas finais. Os pais dos inscritos para a primeira semana tiveram a opção de reagendar as férias ou receber o reembolso integral.
Após reuniões com profissionais de saúde foi mantida a realização das temporadas, com exigência de apresentação do resultado negativo do teste para Covid-19 e ainda o comprovante de vacinação completa para todos os maiores de 12 anos de idade.
O avanço de casos de Covid-19 e a proximidade com as festas de fim de ano, que poderia gerar falsos negativos em testes, levaram ao cancelamento responsável da primeira temporada de janeiro no Paiol. A direção e a coordenação do mais tradicional acampamento de férias do país voltaram a se reunir com profissionais de saúde e autoridades médicas para orientações sobre as demais temporadas. Haverá uma ampliação das exigências protocolares para embarque, incluindo a apresentação de um resultado negativo do teste de Covid-19 feito até 3 dias antes. Maiores de 12 anos devem apresentar ainda a comprovação do esquema vacinal completo contra a doença.
O Acampamento Paiol Grande recebe crianças e adolescentes de todas as regiões do país há mais de 75 anos. O cuidado rigoroso com a saúde e o bem-estar de todos é uma das marcas do Acampamento, instalado em uma área de preservação ambiental na Serra da Mantiqueira, no estado de São Paulo. No período de pandemia, funcionários e todo o staff receberam treinamento específico com relação aos protocolos relativos à Covid-19. O uso de máscaras, a higienização de mãos e dos espaços, além do distanciamento e priorização de atividades ao ar livre são parte destes protocolos. Em caso de mau tempo, existem áreas cobertas, perfeitamente ventiladas para uso de todos, sem aglomeração.
Cancelamento responsável
Pais e responsáveis, no momento das inscrições, foram informados que qualquer alteração de status da pandemia ou de orientação de órgãos oficiais, seria aplicada nas temporadas. “Infelizmente, pela responsabilidade que o Acampamento tem sobre a saúde dos participantes, foi preciso este cancelamento”, explica Murilo Santiago, “além das notícias sobre o avanço da variante Omicron, tivemos vários casos relatados de contaminação após as festividades de fim de ano”. O Gerente Pedagógico e Programação do Acampamento acrescenta que um intervalo maior entre o réveillon e o início das próximas temporadas reduz de forma significativa o risco de falsos negativos e dá mais tranquilidade à sua realização.
No comunicado sobre o cancelamento enviado aos pais e responsáveis por inscritos na primeira temporada, a equipe do acampamento informou as opções de reembolso ou reagendamento, de forma transparente. Além da devolução do valor investido, há a possibilidade remanejamento das inscrições. Os pais podem optar entre uma das semanas das férias de julho, ou mesmo a participação na terceira temporada, ainda em janeiro. Para essa possibilidade, o Acampamento Paiol Grande estendeu para sete dias duração desta, igualando ao previsto para a primeira semana.
Há um limite máximo para a opção de remanejamento à terceira temporada de janeiro, para respeitar o número de participantes relativo aos protocolos estabelecidos pelas autoridades de saúde.
Cuidados com a Covid-19
Será exigida de todos os participantes a apresentação do resultado negativo do exame RT-PCR ou Covid-19 Ag feito no máximo 3 dias antes do início da temporada. Para todos aqueles acima de 12 anos, inclusive o staff, também deverá ser apresentado o comprovante de vacinação completa contra a doença. O uso de máscaras e o distanciamento, que já passaram a fazer parte da rotina das crianças neste início de retomada de atividades, serão obrigatórios no acampamento, assim como a constante higienização das mãos. A experiência de 2021, comprova que estas medidas apenas alteram um pouco a rotina, mas não interferem na programação que é sempre recheada de desafios.
Caso exista novamente a alteração do status da pandemia ou de alguma orientação de órgãos oficiais, os responsáveis pelos participantes serão informados sobre providências tomadas.
O número de vagas para cada uma das temporadas irá seguir as recomendações oficiais. A frequência de limpeza dos chalés será intensificada, ainda que caiba aos acampantes a responsabilidade por arrumar sua própria cama e pertences pessoais. Mais uma vez, não serão fornecidos travesseiros, que devem ser levados de casa, assim como toda a roupa de cama e banho. Além disso, todos os dias os acampantes terão sua temperatura aferida ao menos três vezes, sempre antes de entrarem no refeitório, para café, almoço e jantar. Os lanches são realizados prioritariamente em espaços abertos.
Neste verão, o tema do acampamento é “Nações Paioleiras, um giro pelo Mundo”. Saiba mais na matéria publicada em novembro (neste link).
Sobre a Fundação e o Acampamento Paiol Grande A Fundação Paiol Grande é uma entidade sem fins lucrativos que, há mais de 75 anos, tem a missão de educar através da convivência, disseminando valores humanitários principalmente entre jovens e crianças. O Acampamento está instalado numa área de 25 hectares, em São Bento do Sapucaí (SP), dentro da Área de Proteção Ambiental da Mantiqueira, na divisa com o sul do Estado de Minas Gerais. Sua participação social é feita em diversas frentes, incluindo campanhas de arrecadação de alimentos e roupas para a população em situação de vulnerabilidade social da região, e, quando for possível a retomada, temporadas gratuitas para projetos sociais parceiros que trabalham com pessoas em tratamento de câncer, pessoas com deficiência física ou mental e crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Grande parte do custo destas temporadas anuais oferecidas aos parceiros é fomentada pelas temporadas de férias em janeiro e julho, além das temporadas de famílias e escolas. Saiba mais: www.paiolgrande.com.br