Bicicletas no Ibirapuera: FlávioBike deixará o parque

imagem de criaças em bicicletas no Parque do Ibirapuera, de costas pela ciclofaixa
Crianças pedalando no Parque do Ibirapuera (imagem arquivo pessoal José Luiz Ferreira)

Após uma longa disputa judicial, a concessionária do Parque do Ibirapuera teve ganho de causa e o permissionário está deixando o local após 24 anos

Há quase exatamente um ano, no dia 09 de janeiro de 2021, publicamos uma matéria a respeito da disputa que ocorria sobre o serviço de aluguel de bicicletas no Ibirapuera. O processo se estendeu por todos estes meses e em dezembro a FlávioBike foi notificada do prazo de 30 dias para deixar o local. Os pontos levantados e argumentos estão na matéria reproduzida abaixo. Caso não haja qualquer nova decisão, o término do prazo coincide com este próximo fim de semana.

Olhando apenas pelo lado do frequentador do parque, uma das maiores críticas que havia no início da disputa, além da tradição do permissionário, era o fato do novo serviço de aluguel de bicicletas no Ibirapuera contemplar apenas adultos, com modelos em estações semelhantes aos existentes em vários pontos da cidade. Questionada, a concessionária Urbia havia informado há um ano, através de nota que “O planejamento do serviço contempla atender as demandas de todos os públicos em curto e médio prazo. Equipamento para crianças e toda a família estarão incluídos.” 

O contrato com a empresa de bikes em estações foi descontinuado. A Urbia criou seu próprio sistema de aluguel, com mais modelos de bicicletas. Agora além das ‘verdinhas’ da FlávioBike, circulam no parque outras verdinhas, as Ibira Bike. Ainda não foram contemplados todos os modelos oferecidos pela FlavioBike, mas já há uma variedade maior. O Ibira Bike, que está em funcionamento de forma simultânea com a permissionária, deve ter sua estrutura realmente testada a partir da próxima semana, com o encerramento das atividades da FlávioBike. De um lado os gestores do parque acreditam ter oferta suficiente de equipamentos, de outro há uma crítica exatamente neste ponto e na falta de estrutura de mecânicos para resolver problemas no local.

Veja abaixo a nota publicada pela FlavioBike no Instagram (a Urbia não havia feito postagens a respeito até a pulicação desta matéria).

Obrigado pelos anos de confiança, Parque Ibirapuera.

Foi uma luta dura, como Davi, não nos acovardamos diante do gigante Urbia/Construcap, lutamos pelo nosso direito, pela nossos funcionários, por manter nossos 24 anos de história no Parque Ibirapuera.

Mesmo com a melhor e maior frota de bicicletas e triciclos, com aplicativo, com funcionários treinados, com oficina mecânica, com diversos acessórios e com o menor valor de locação, além de grandes investimentos para cumprir com os requisitos da Urbia, não nos permitiram continuar. Ganhamos na justiça em ações preliminares e em primeira instância, acreditamos que a justiça estava feita, só gostaríamos de continuar trabalhando, mas em segunda instância o gigante teve mais força e venceu.

Ainda cabem recursos, mas a Urbia – que deveria prezar pela zeladoria de um parque público e não em prol de seus próprios interesses privados – ajuizou ação de reintegração de posse (mesmo a FlavioBike nunca tendo se negado a sair do Ibirapuera, desde que a justiça assim determinasse). A decisão na reintegração de posse foi favorável à Urbia, por alegarem que estamos num espaço de estacionamento – mesmo tendo um laboratório ocupando boa parte das vagas em um dos bolsões e uma auto escola em outro bolsão de estacionamento, só foram contra a FlavioBike.

Estamos deixando o parque e tivemos que dispensar todos nossos funcionários em pleno final de ano. É triste, muito triste, mas além de tudo é lamentável tal atitude de uma concessionária de serviço público.

Gostaríamos de agradecer primeiramente aos nossos funcionários, por todo tempo de trabalho e carinho, pela dedicação e por nos ajudarem a manter o melhor bicicletário do Parque do Ibirapuera por 24 anos.

Agradecemos também aos nossos clientes-amigos pela confiança. Obrigado pelos momentos que compartilharam conosco junto com seus filhos, família e amigos. Vamos sentir saudades.

Obrigado por fazerem parte da nossa história e por lutarem pela nossa permanência com o #FlavioBikeFICAnoIbira.

Um abraço,

Equipe FlavioBike

Publicado no Instagram @parque.ibirapuera

Matéria original publicada em 09.01.2021:

Bicicletas no Parque do Ibirapuera

Permissionário Flávio Bike, que atua há 23 anos no parque afirma estar sendo removido do local. A Urbia Parques, concessionária que administra do local desde o ano passado, aguarda decisão judicial para se posicionar publicamente.

Historicamente, o Parque do Ibirapuera é um local perfeito para se andar de bicicleta com toda a família. Mais que isso, muitas gerações de ciclistas aprenderam a pedalar dentro do parque. Quem acompanha, mesmo que de longe, conhece algumas das questões que já foram abertas, como a delimitação dos locais para pedal, implementação de ciclofaixas, orientação sobre a condução das bicicletas. A discussão mais recente é sobre a oferta de bicicletas para aluguel no espaço.

A gestão do Ibirapuera foi concedida em 2020 à empresa Urbia Parques, que vem trabalhando em diversas melhorias no espaço, entre limpeza e lanchonetes, por exemplo. Foi inaugurado, no último dia 04, um serviço de aluguel de bikes por aplicativo dentro do parque. São bicicletas para adultos, de um modelo único. O sistema é semelhante ao oferecido por dois Bancos com estações pela cidade, com bikes laranjas e vermelhas. Ao mesmo tempo, o permissionário Flávio Bike, que atua no Ibirapuera há 23 anos, informa que está sendo removido de lá.

Usuários do Serviço   

Vários usuários escutados pelo site foram unânimes em afirmar a importância da oferta de bicicletas para aluguel. Mais que isso, eles ressaltam a necessidade de haver modelos que atendam todas as necessidades. Marcos Ono, analista de sistema, comenta que “é importante ter bikes para crianças. Vemos muitas circulando por lá, é a chance de interagir com o meio ambiente. Sobraram poucos espaços na cidade onde elas possam andar e o Ibirapuera é um deles”.

José Luiz Ferreira, auxiliar administrativo, frequenta o parque com as filhas de 4 e 10 anos e costuma alugar bicicletas. “Acho o serviço extremamente importante, pois, permite acesso às famílias”, comenta ele, acrescentando que nem todos têm sua própria bike, ou a possibilidade de se deslocar para o parque com elas. Carla Kiyohara, professora, concorda: “A bike ou quadriciclo para locação nos ajuda muito, pois ficaria inviável ter que comprar um suporte para acoplar 4 bikes no carro”.

Flavio Bike

Consultada sobre a remoção da Flávio Bike, a concessionária Urbia Parques informou queo antigo permissionário teve seu contrato encerrado pela prefeitura no ano passado, mas continua atuando de forma irregular e está sendo tratado em ação judicial” e acrescenta que “aguardará decisão judicial final para se posicionar sobre o caso”. A afirmação é refutada pelo permissionário Flavio Valdomiro, que informa estar atuando amparado por liminar. “A Flavio Bike não está atuando de forma irregular e essa acusação é muito séria”, comenta.

“O que a gente reivindica é o direito de preferência de permanecer no parque, por mais que existam outros aluguéis de bicicletas. A gente não tem o direito de exclusividade, mas sim o de preferência de continuar”, acrescenta Flávio Valdomiro. A empresa adquiriu experiencia ao longo dos 23 anos no Parque, seu único local de atuação. A equipe própria de mecânicos é responsável pela manutenção das bicicletas. A higienização, em tempos de pandemia, é feita a todo momento. Instrutores estão disponíveis para ensinar quem ainda não sabe pedalar.  

Bicicletas para todos

diversidade de opções é um diferencial apontado por Flávio e por usuários ouvidos. A Flávio Bike oferece bicicletas do aro 29 ao aro 16 (infantil). Além disso, também aluga cadeirinha de crianças para a bike dos pais e bicicletas com rodinhas para os pequenos. Para adultos existe a opção do triciclo individual, modelo especialmente interessante para quem tem mobilidade reduzida. As famílias podem optar por triciclos ou quadriciclos. Neles não é preciso que todos pedalem e, portanto, permite a inclusão de idosos e deficientes físicos ou visuais.

Bianca, auxiliar administrativo, comenta que todas as vezes que visitava o parque, alugava bicicleta. “Eu alugava a bicicleta comum com cadeirinha pra levar minha filha de 4 anos. A maior andava numa bike sozinha. Acho super importante ter bicicletas disponíveis para crianças”. Marcos Ono comenta que deixou de frequentar o parque em função da pandemia, mas considera os quadriciclos “uma forma divertida de dar uma volta sem se cansar muito e uma boa opção quando uma das pessoas tinha dificuldade de locomoção”.

duas crianças de máscara em um quadriciclo.
A familia Kiyohara costuma alugar quadriciclos para passear junta no parque (arquivo pessoal)

Já a família de Carla Kiyohara fez o movimento inverso, “por causa da pandemia, estamos indo ao parque com frenquencia, com pais e filhas, para respirar um ar puro e espairecer.” Ela comenta que com os idosos da família é importante a opção dos quadriciclos, e acrescenta que “quanto maior for a opção de bikes, mais divertido será para todos, independentemente da idade”.

A concessionária Urbia Parques, questionada se pode ser um ponto negativo o fato da empresa selecionada para o aluguel de bikes oferecer apenas bicicletas para adultos, responde indiretamente. “O planejamento do serviço contempla atender as demandas de todos os públicos em curto e médio prazo. Equipamento para crianças e toda a família estarão incluídos.” Até o fechamento desta matéria não foi respondido quando ou de que forma estes serviços serão incluídos.