Hospital das Clínicas ganha murais exaltando ciência e fé

imagem aérea do Hospital das Clínicas mostrando uma das laterais do préidio com o mural colorido feito por Edurdo Kobra - descriação do desenho na materia)
Mural Ciencia e Fe, de Eduardo Kobra, no Hospital das Clínicas de São Paulo. (imagem/divulgação/drone.cyrillo).

As obras assinadas por Eduardo Kobra são criações que refletem o momento pandemico e mostram a importância da ciência, da fé e da esperança

Conhecido mundialmente e com obras em diversos países, o paulistano Eduardo Kobra é um artista consciente do momento em que vivemos. Em razão da pandemia, ele adiou quase todos os compromissos internacionais que tinha e focou sua arte deste periodo no tema mais atual. Através de suas obras, Kobra conscientiza sobre a necessidade de se vacinar e do uso de máscaras e ajuda a levantar recursos para pessoas em situação vulnerável. Dois dos murais criados são doações do artista ao Hospital das Clínicas de São Paulo.

Na terça-feira, dia do aniversário da cidade, foi entregue o mural “Ciência e Fé“, de 20 metros de altura por dez de largura. Ele está em uma das empenas do hospital, situada na rua Dr. Eneias de Carvalho Aguiar. A mensagem continda nesta obra é clara e direta: não há contradição entre acreditar em Deus e também na Ciência. Com as cores que caracterizam boa parte de suas obras, Kobra mostra as mãos de um médico, com o jaleco e o estetoscópio, em posição de oração.

O segundo mural, ainda em execução, é sobre o sentimento de quem passa ou tem parentes que passam pela Covid. O painel pronto terá 34 metros de altura por 7,5 de largura, e fica em uma parede no Prédio dos Ambulatórios do Hospital das Clínicas. No desenho, borboletas que saem da água, na base do mural, e vão até o alto do prédio, em uma referência às pessoas que estão doentes. O artista, que deu nome de “Metamorfoses” à obra, explica que “[elas] precisam de esperança, fé e transformação para superar esse momento difícil”.

 “Resolvi doar o painel pelo fato de o HC de São Paulo ser uma instituição pública que atende a milhares de pessoas por dia. De alguma forma acho que a arte pode inspirar, atenuar o sofrimento e dar ânimo para seguir adiante às milhares de pessoas que passam por ali todos os dias”, comenta o muralista. Sobre a obra “Metamorfoses“, ele ressalta um detalhe do desenho: Kobra pintou pedras preciosas nas asas de algumas das borboletas, como uma lembrança de que cada vida é preciosa e que devemos sempre lutar para preservá-la.

Há cerca de um ano, quando o Estado do Amazonas passava por uma imensa crise no abastecimento de oxigênio para pacientes, que tocou a todos, o artista foi um dos que se moveu. Eduardo Kobra pintou cilindros e os colocou em leilão, para financiar a criação de usinas que ajudassem àquele Estado (lembre na matéria publicada em fevereiro.2021: Usinas de Oxigênio são financiadas por projeto de Eduardo Kobra).

Mais sobre Eduardo Kobra
Instagram: @kobrastreetart
Site: eduardokobra.com