Maio vermelho: mês da conscientização sobre o câncer de boca

baner do Maio Vermelho, todos na luta contra o câncer de boca

Entre as ações previstas para o mês, estudantes de enfermagem estarão em estações da Via Mobilidade para esclarecer passageiros sobre o câncer de boca.

O câncer de boca afeta lábios e a estruturas internas como gengivas, bochechas, céu da boca, língua e a região embaixo da língua. Este tipo de câncer é o quinto mais comum no mundo todo. Aqui no Brasil, ele é o quinto mais comum entre os homens (o quarto entre homens da região sudeste do país) e o sétimo entre as mulheres, segundo o INCA. São vários os motivos e hábitos que podem levar a esta doença. Infelizmente, a maioria dos casos é diagnosticada em estágios avançados.

Como em todas as doenças, especialmente o câncer, quanto antes se diagnostica o problema, mais chances existem de cura, e sobrevivência. Ter atenção aos sinais do corpo e procurar um médico, mesmo achando que ‘não é nada’, pode ser fundamental para o sucesso do tratamento. Atenção ao surgimento de machucados na boca que demoram a cicatrizar e a manchas brancas ou avermelhadas. Sangramentos, inchaço e rouquidão persistente podem também ser sinais de alerta. Quando a doença avança, os sintomas tendem a ser mais claros: mau hálito permanente, dores, dificuldade para falar e engolir, além de caroços no pescoço e perda de peso.

Hábitos que podem aumentar o risco deste tipo de câncer:

Tabagismo: fumar aumenta o risco desenvolver câncer de boca e de faringe. Quanto maior o número de cigarros fumados, maior o risco de câncer.   
Consumo (exagerado) de bebidas alcoólicas.
Exposição ao sol sem proteção representa risco importante para o câncer de lábios.
Excesso de gordura corporal.
Falta de uso de EPIs: a exposição a poeira de madeira, de couro, de cimento, de cereais; fuligem de carvão; solventes orgânicos e agrotóxicos, entre outros, está associada ao desenvolvimento de câncer de boca. 
Infecção pelo vírus HPV está relacionado a alguns casos de câncer de orofaringe.

Para apoiar as ações de conscientização sobre o Câncer de Boca, a ViaMobilidade, em parceria a Proz Educação, leva informação aos passageiros sobre a doença em algumas de suas estações. Os atendimentos acontecerão nas Largo Treze (5-Lilás) e Grajaú (9-Esmeralda) nos dias 10 e 11 de maio. Os estudantes de cursos técnicos em enfermagem da ProzEducação oferecerão folhetos informativos e esclarecerão dúvidas ao público que se interessar em saber mais sobre o assunto.

Combate ao Câncer Bucal - das 10h às 15h
Estação Largo Treze (5-Lilás): dia 10
Estação Grajaú (9-Esmeralda): dia 11
E também na Estação Luz (4-Amarela), no dia 09
Fontes: oncologicadobrasil.com.br/ler-noticia e inca.gov.br/cancer-de-boca

A ViaMobilidade é a concessionária responsável pela operação e manutenção da 5-Lilás do metrô e linha 9-Esmeralda de trens metropolitanos.

A ProzEducação é uma rede de ensino técnico e especialização com unidades em São Paulo e Minas Gerais.