Dia Mundial do Refugiado

Segunda, 20 de junho, terá uma série de ações em toda a capital, pelo Dia Mundial do Refugiado, com participação de entidades como a ACNUR, a FAMBRAS e a Cruz Vermelha.

Refugiados de diversos países que estão em São Paulo poderão ter acesso a exames de saúde, orientação sobre documentação, além de alimentos, em evento realizado no Centro de Integração da Cidadania da Barra Funda, conhecido como CIC Imigrante. O Dia Mundial do Refugiado terá ainda outras atividades em diversos pontos da capital e a apresentação de números desta realidade, em um painel exibido online a partir de Brasília.

A empatia e até a identificação são fundamentais para a promoção de ações inclusivas para refugiados e imigrantes de diversas origens. A Federação das Associações Muçulmanas do Brasil tem uma atuação forte no combate a xenofobia e a islamofobia. Neste Dia Mundial do Refugiado, a FAMBRAS estará presente das 10h às 15h, no CIC Imigrante, realizando uma série de serviços gratuitamente para este publico (veja rol abaixo).

A ação do dia 20 de junho é uma realização da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo. Além da FAMBRAS, são parceiros da iniciativa a ACNUR, Agência da ONU para Refugiados, a Cruz Vermelha, a OAB Seção São Paulo e a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira.

Quem for ao evento, além dos exames de saúde gratuitos, terá acesso a orientação jurídica, serviços migratórios, inscrições em cursos profissionalizantes e emissão de documentos – serviços oferecidos pelo CIC. Haverá ainda o Varal Solidário, ou seja, a distribuição de roupas, calçados e acessórios.

Evento Dia Mundial do Refugiado

Segunda, 20 de junho
Das 10h às 15h
CIC do Imigrante
Rua Barra Funda, 1020, Santa Cecília.
Público-alvo: imigrantes e refugiados de todas as idades e perfis sociais
Serviços disponibilizados no evento no CIC: 

Solicitação de regularização de documentação;
Preenchimento do formulário SISCONARE;
Regularização migratória;
Elaboração de currículos;
Cadastro de Vagas de emprego;
Carteira digital;
Habilitação de seguro-desemprego;
Orientação sobre consumo;
Orientação sobre População Negra;
Atendimento do Programa SP Acolhe;
Medição de pressão arterial;
Oficina de Pintura pela Cruz Vermelha;
Distribuição de roupas e acessórios, kits de higiene, e 400 cestas básicas.
Relatório Refúgio em Números e Debate
Também na próxima segunda, dia 20, o Comitê Nacional para Refugiados (CONARE) celebrará o Dia Mundial do Refugiado e os 25 anos da Lei Brasileira de Refúgio (Lei 9.474/97, sancionada em 22 de julho de 1997). A sessão solene será seguida do lançamento do relatório “Refúgio em Números”, com dados sobre o perfil da população refugiada no país e uma análise das decisões do CONARE em 2021. A ACNUR apresentará  um painel interativo com as decisões tomadas pelo CONARE nos últimos anos.
Na sequência acontece uma mesa redonda com representantes do ACNUR, autoridades e pessoas refugiadas para debater os avanços e desafios da Lei Brasileira de Refúgio.
Assista pelo canal de Youtube do Observatório das Migrações Internacionais
Sobre a FAMBRAS
Fundada em 1979, a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS é uma referência em se tratando do Islam no Brasil – uma religião que conta com 1,9 bilhão de fiéis no mundo de acordo com dados do Instituto Pew Research Center.
A FAMBRAS atua nos âmbitos religioso, social, cultural, econômico e diplomático por meio de projetos educacionais, culturais e assistenciais - tanto em benefício dos muçulmanos como de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Outra missão é combater o preconceito aos muçulmanos por meio da informação.
Saiba mais em:www.fambras.org.br