23 de junho: Dia Internacional das Mulheres na Engenharia

foto 3x4 de três mulheres na engenharia da Via Mobilidade
Samara Leite Moura, Barbara Pasqualini e Renata Amália - engenheiras na Via Mobilidade (divulgação)

Criado no Reino Unido, o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia é comemorado todos os anos em 23 de junho, celebrando a formação da primeira sociedade feminina da categoria. Desde o princípio, a data tem como objetivo ressaltar o valor da mulher engenheira, visando a equidade. Ainda hoje é preciso defender o espaço das engenheiras, especialmente em algumas especialidades, majoritariamente ocupadas por homens.

Diversas empresas que possuem mulheres em seus quadros de engenheiros fazem questão de celebrar este dia. Uma destas é a Via Mobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 5-Lilás do Metrô e pela linha 9-Esmeralda da CPTM, ambas em nossa região. Nos quadros da empresa há mulheres em várias posições na engenharia, inclusive em cargos de gestão.

Samara Leite Moura é gerente de manutenção civil da Linha 5-Lilás e trabalha com manutenção civil há 15 anos. Ela comenta: “Hoje me sinto orgulhosa em ver meninas super talentosas e com grande potencial de desenvolvimento dentro da companhia, por isso acredito ser extremamente importante comemorarmos o Dia das Mulheres na Engenharia”. De forma parecida pensa a engenheira Bárbara Pasqualini, que vê na data uma oportunidade para abrir cada vez mais espaço para as mulheres na área.

“Uma equipe com diversidade é muito rica para todos”, afirma Bárbara, que sugere o estímulo de empresas para que mulheres se especializem e ocupem mais lugares. Outra sugestão importante diz respeito à postura dos colegas: “Seria interessante sempre reforçar campanhas contra o assédio no ambiente de trabalho e contra preconceitos de gênero, afinal, todas e todos têm o mesmo potencial de desenvolvimento”, pontua.

Outra engenheira da empresa é Renata Amália Bernardino. A engenheira de manutenção civil percebe e lamenta que as mulheres ainda enfrentem dificuldades na vida profissional nesta carreira. Ela também indica uma preocupação com questões de equidade salarial e oportunidades. “Espero ver cada vez mais mulheres engenheiras, com trabalho remunerado de acordo com suas competências. Daí a importância da data, pois nos faz refletir a respeito da realidade”, observa.

A Sociedade das Mulheres na Engenharia (WES) é uma organização de mulheres engenheiras e pesquisadoras britânicas criada em 23 de junho de 1919 a partir do Conselho Nacional de Mulheres do Reino Unido, formado durante a Primeira Grande Guerra. Saiba mais sobre esta organização no site (em inglês): Women’s Engineering Society (WES)