Mulheres na Política – evento suprapartidário discute tema neste sábado

muheres na política - reprodução site tre-sp
Muheres na Política (imagem reprodução site TRE-SP)

Detentoras de mandatos em siglas bastante diversas, como PCdoB e NOVO, ou PSD e PSol, entre outros, estarão à mesa para debates construtivos sobre a importância do feminino na política

Dia 9 de julho é sempre uma data icônica para São Paulo, a comemoração do início da Revolução Constitucionalista. O dia do início de um movimento que uniu o estado em torno da necessidade de uma nova constituição para o país, foi escolhido pela cientista política Juliana Fratini para uma nova reunião de forças. O evento Mulheres na Política vai colocar, lado a lado, lideranças de diferentes partidos, de diferentes correntes, para diálogar sobre a importância da figura feminina na gestão pública.

A Revolução Constitucionalista foi um movimento armado iniciado em 9 de julho de 1932, liderado pelo estado de São Paulo, que defendia uma nova Constituição para o Brasil e atacava o autoritarismo do Governo Provisório de Getúlio Vargas. Durante quase quatro meses, os paulistas entraram em confronto com tropas fiéis a Vargas e, isolados, foram derrotados. O levante não foi em vão, pois, em 1934, era promulgada a nova Constituição brasileira.

fonte: BrasilEscola

O papel de moderadora será da também atuante jornalista Barbara Gancia, que tem o papel de distribuir a palavra para mulheres de direita e de esquerda, liberais, progressistas ou conservadoras, além de profissionais de instituições da sociedade civil (veja relação abaixo). O evento é aberto ao público e não há necessidade de inscrição prévia. Serão três mesas, realizadas em um restaurante na região da avenida Paulista, no sábado, 09, a partir das 17h.

O encontro suprapartidário tem o objeitivo de escutar de todas as correntes suas próprias visões sobre a importância da participação política feminina, sobre a diversidade que vai além do homem/mulher e sobre o panorama atual dos mandatos.

Mesa 1 - Mulheres e Mandatos

Adriana Ventura (Novo)
Alda Marco Antonio (PSD)
Beth Sahão (PT)
Carol Aguiar (Vote Nelas)
Cristina Massi (Pros)
Mara Gabrilli (PSDB)
Tabata Amaral (PSB)

Mesa 2 - Rompendo preconceitos estruturais

Cidinha Raiz (PSD)
Claudia Carletto (PSDB)
Isa Penna (PCdoB)
Madeleine Lascko (Jornalista)
Marina Helou (Rede)
Silvia Cervellini (Delibera Brasil)

Mesa 3 Mobilização Feminina

Carina Vitral (PCdoB)
Duda Alcântara (PSB)
Isabela Rahal (Vote Nelas)
Larissa Alfino (Vamos Juntas)
Ligia Pinto (O Grupo Mulheres do Brasil)
Mari Tavalli (Solidariedade)
Samia Bomfim (Psol)
Encontro “Mulheres na Política - Um bate-papo”
Sábado (09 de julho), às 17h
Local: Restaurante Harrys
Rua Luís Coelho, 80, próximo à Av. Paulista

Veja a história da participação de Mulheres no Senado Brasileiro, neste link (vale a pena seguir a sequencia de fotos, com um cronograma de marcos),

O evento Mulheres na Política dá continuidade ao trabalho iniciado por Juliana com o livro “Princesas de Maquiavel: Por Mais Mulheres na Política”, publicado pela Matrix Editora. A obra integra artigos assinados por senadoras, deputadas e empresárias. Luiza Helena Trajano, Simone Tebet e Gleisi Hoffmann são algumas das figuras públicas que se manifestam sobre temas como machismo, misoginia, desafios da jornada tripla e a necessidade de aumentar o engajamento feminino.