Uma forma divertida de aprender matemática

menina de roupa amarela, deitada de barriga para baixo lendo o livro de matemática e sorrindo.,
Coleção Conte com a Matemática terá evento de lançamento neste sábado (imagem divulgação)

Grupo responsável pelo Canguru de Matemática no Brasil lança livros paradidáticos com atividades lúdicas que acabam com o estigma que a diciplina carrega

Existem diversas teorias sobre o motivo pelo qual a matemática é cercada de uma imagem de vilã. E isto não é uma exclusividade brasileira, acontece em diversos países ao redor do mundo. Não há uma resposta única, mas seja qual for é importante dissolver esta imagem antes que o estígma influencie negativamente no aprendizado pelas crianças. A disciplina pode ser muito divertida, criar desafios, levar a mente a novas descobertas e desenvolver o raciocínio lógico. Ao contrário do que dizem, a matemática será usada a vida toda, em quase todas as situações do cotidiano.

A associação Kangourou sans Frontières (Canguru sem Fronteiras) foi fundada na França no início dos anos 90. Ela é formada por amantes da matemática de todo o mundo e tem a participação de quase 100 países. A UPMAT Educacional é membro há quase 15 anos, representando o Brasil. Todos os anos, os países membros realizam o Concurso Canguru, visando aumentar o entusiasmo pelo aprendizado da disciplina. Para tornar a matemática atraente aos alunos, esta prova não se parece com o padrão de livros didáticos. São enigmas, problemas e situações que exigem imaginação, raciocínio lógico e criatividade.

Tornar a matemática atraente para os alunos é um desafio. Em todo o mundo, os profissionais que ensinam matemática e percebem sua importância para outras áreas do conhecimento e para a vida cotidiana, visam aumentar o entusiasmo pelo aprendizado da matemática. Nesse cenário, matemáticos na Austrália tiveram a ideia de organizar uma competição que destaca a alegria da matemática e incentiva a resolução de problemas matemáticos. Desde 1978 é realizada no país uma competição de múltipla escolha, que envolve cerca de 80% das escolas australianas.

O movimento para popularização da matemática também vinha se desenvolvendo na França e em outros países. A ideia da competição nacional de múltipla escolha foi abraçada por dois professores franceses, André Deledicq e Jean Pierre Boudine, que visitaram seus colegas australianos Peter O’Holloran e Peter Taylor e testemunharam a competição local. Em 1990, eles decidiram iniciar um desafio na França sob o nome de Kangourou des Mathématiques, em homenagem aos pioneiros da ideia. O primeiro desafio Canguru aconteceu no dia 15 de maio de 1991 com muito sucesso. Em pouco tempo mais países se uniram a este movimento.

adaptação do site da Associação Canguru sem Fronteiras

Uma coleção para se divertir

A coleção Conte com a Matemática, lançada pela UPMAT Educacional, amplia o alcance do concurso, que é realizado apenas uma vez por ano. Os dois livros já publicados são indicados para crianças entre 8 e 10 anos. A série apoia o ensino da disciplina, incentivando o aprendizado de qualquer lugar. A ideia é apresentá-los como lazer, mais que estudo. O conceito do aprender brincando é aplicado em exercícios com o uso de textos, fotos, ilustrações, tabelas e gráficos para abordar conceitos de álgebra, grandezas e medidas, números e geometria.

Mesmo sendo indicados para as crianças no Fundamental I, os livros podem despertar o interesse de pessoas de qualquer idade, propiciando aprendizado para toda família “A coleção tem a intenção de mostrar que a Matemática é para todos e não apenas para alguns privilegiados. Com a atitude certa, persistência e com a abordagem adequada, todos podem sair vitoriosos deste desafio”, diz Miguel Perez, professor de matemática, um dos fundadores da UPMAT e organizador da coleção.

Conte com a Matemática

O volume “Números e a Geometria” é dividido em 32 capítulos, que trabalham conceitos de algarismos, adições em sequência, divisão e multiplicação, entre outros. São mais de 300 atividades que aproximam a disciplina de situações cotidianas, mostrando de forma leve sua presença em nossas vidas. A ideia dos exercícios é fazer o estudante refletir, investigar e até mesmo usar a criatividade para encontrar as respostas certas.

“Álgebra, Grandezas e Medidas” também é dividido em 32 temas, dentre eles cubos, quadriláteros, mapas e percursos, além do conceito de simetria, entre outros. Muitas das atividades propostas são inspiradas em situações reais e permitem a compreensão dos conceitos de maneira simples e direta. As publicações trazem um código que dá acesso a resoluções comentadas, por meio do site da Canguru.

Estes dois primeiros volumes já estão à venda, pelo site da coleção, em livrarias e pela Amazon. No próximo sábado (30), acontece um evento de lançamento da coleção na Livraria NoveSete, com a presença dos organizadores. O evento inclui bate-papo com a equipe responsável pela Coleção e atividades lúdicas para toda família. Da mesma forma que o concurso e os próprios livros, a proposta das atividades é que os visitantes despertem um novo olhar para a Matemática, que pode ser divertida, desafiadora e diferente.

Lançamento da coleção Conte com a Matemática
Sábado (30), das 14h às 17h.
Livraria Novesete
R. França Pinto, 97 - Vila Mariana
recomenda-se o uso de máscara.
sobre a livraria @livrarianovesete
sobre a coleção www.contecomamatematica.com.br

Concurso Canguru no Brasil O Canguru de Matemática é organizado pela UPMAT Educacional. São provas direcionadas para cada faixa etária, com exercícios que exigem mais do raciocício que da chamada “decoreba”. Ele se tornou referência em escolas de todas as regiões. Em 2022, mais de 700 mil estudantes brasileiros de escolas públicas e particulares participaram do Concurso e 74 mil receberam medalhas. Conheça mais no site: canguru de matematica brasil.com.br/