Professora da Faculdade Santa Marcelina recomenda dois quadradinhos de chocolate amargo, três vezes por semana, em benefício do coração!
O consumo de cacau faz bem para a saúde do coração, por ser fonte de flavonóides que possuem efeito anti-inflamatório e antioxidante. Esta substância protege as células contra os efeitos dos radicais livres produzidos pelo organismo. A nutricionista e professora do curso de Nutrição da Faculdade Santa Marcelina Alexandra Corrêa de Freitas, comenta que comer chocolate moderadamente aumenta a função do óxido nítrico do corpo, reduzindo a pressão arterial e aumentando o fluxo vascular.
A professora explica o cacau também proporciona benefícios à saúde por melhorar o fluxo sanguíneo, melhorar a cognição, aprendizagem e memória. Uma informação surpreendente é que o cacau do chocolate pode auxiliar no controle dos níveis de insulina e colesterol. Além disso, Alexandra justifica através da ciência a sabedoria popular que atribui ao chocolate a propriedade de trazer bem-estar: “isso acontece devido a ações de hormônios como endorfina e da dopamina, que são produzidos com o consumo do chocolate”.
O consumo (moderado) de chocolates pode ser diário ou no mínimo de 3 vezes por semana, para este efeito. É importante lembrar que os flavonóides estão no cacau, então, quanto mais amargo o chocolate, melhor. Mas o exagero neste consumo pode trazer o resultado contrário, alerta a professora. “A quantidade aconselhada deve ser de 30g ao dia, o que seria equivalente a 2 a 3 quadradinhos das barras de chocolate. (…) Em excesso [ele] pode aumentar os níveis de glicose e colesterol no sangue e, com isso, aumentar o risco das doenças cardiovasculares”, explica.
Tipos de Chocolate
Se considerarmos que o principal ingrediente para a fabricação deste produto é o cacau, chamamos de forma errada o chocolate branco, uma vez que ele é feito basicamente de apenas por manteiga, leite em pó e açúcar. Nos demais chocolates, a quantidade de cacau é variada. O ao leite, por exemplo, possui mais açúcar, leite e gordura do que o cacau propriamente dito. Os chocolates amargos e meio amargos possuem mais cacau e menor quantidade de açúcar, leite e gordura. Quanto mais amargo o chocolate, maior seu teor de cacau e então, maiores os benefícios para a saúde.
O chocolate ao leite contém alguma quantidade de flavonoides, porém pouca. E o branco, por não conter cacau, não traz benefício à saúde, a não ser pelo prazer de comer, o que também tem sua importância. É importante saber que, por conter maior teor de gordura e açúcar, o consumo do chamado “chocolate branco” deve ser mais controlado.
Para saber mais sobre a Faculdade Santa Marcelina acesse o site santamarcelina.org.br