Podcast Nosso Voto 2022

imagem de uma mão fechada com os dizeres Votar: ato individual de imapcto coletivo
(arte/divulgação)

Questões emergenciais do dia-a-dia de nosso país são debatidas neste podcast que é uma das ferramentas do projeto suprapartidário Meu, seu, nosso voto, pelo uso responsável das urnas.

Já estão disponíveis gratuitamente no Spotify quatro dos cinco episódios do podcast Nosso Voto. São temas-chave para as eleições 2022, como moradia, meio-ambiente e fome. Os conteúdos foram inspirados pelo Atlas das Juventudes 2021 e são debatidos por organizações da sociedade civil e ativistas convidados. A iniciativa é do projeto suprapartidário Meu, Seu, Nosso Voto (MSNV), criado antes da última eleição, em 2020, por mulheres de três organizações da sociedade civil. 

O MSNV procura ser um espaço em prol da democracia, não entra em questões partidárias e abre espaço para simpatizantes de todas as correntes. A ideia central é abrir um espaço de diálogo entre jovens, estimulando o voto responsável. No podcast Nosso Voto, uma das ferramentas lançadas recentemente pelo projeto, conta com a participação de jovens de diferentes regiões do país. Estão no ar os episódios Meio Ambiente e Qualidade de Vida, Educação e Trabalho Decente; Territórios, Moradia e Lazer e Saúde e Segurança Alimentar. Em breve será disponibilizado o último episódio, Democracia e Justiça Social. 

Participam do podcast representantes de organizações ligadas a cada um dos temas: TETO Brasil, Clima de Eleição, Coletivo Cássia, Fome de Entender, Global Shapers Manaus, Instituto Pensamentos e Ações para Defesa da Democracia (IPAD), Fridays for Future, Nossas, Joio e Trigo, Casa 1, Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), Articulação Nacional Das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (ANMIGA), Grupo Sabá, Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB), Eu Voto em Negra e Perifa Sustentável. 

#NossoVoto é um espaço de diálogo do projeto Meu, seu, nosso voto, cocriado pelo Instituto Nossa Causa, Instituto Aurora e Escola da Política. Em uma série de 5 episódios, a gente debate questões emergenciais trazidas pelo Atlas das Juventudes e que também estão presentes no nosso dia a dia. Buscamos aprofundar percepções sobre o cenário brasileiro e promover um voto responsável nas eleições.

Os conteúdos do podcast alimentam os ouvintes com informações reais e que dão base para um debate democrático qualificado, com uma linguagem simples. Todo episódio termina com a participação de um ativista ou representante de uma organização social que conta o que é falar e fazer política, em um minuto. Além desde conteúdo, a plataforma do projeto faz uma curadoria bastante interessante de notícias verídicas, de diferentes fontes, sobre variados assuntos (veja link abaixo). O projeto também promove nesta ‘reta final’ pré-eleição, debates e rodas de conversa com jovens, sempre buscando o voto responsável.

Apesar da eleição presidencial ter ganho um destaque bastante grande em função da situação atual, existem outros quatro votos a serem dados em 02 de outubro. Todos estes temas levantados também devem ser levados em conta ao avaliar os candidatos locais que serão escolhidos! “O podcast fala sobre problemas, mas volta o olhar para o que nós podemos fazer para gerar mudanças e como as organizações convidadas estão fazendo a diferença nesse cenário. Queremos que as pessoas sintam-se inspiradas”, destaca Karina Pizzini, correalizadora do MSNV e representante da Escola da Política.  

Rodas de conversa

As rodas de conversa promovidas pelo MSNV são focadas em grupos de jovens. Elas reforçam a responsabilidade do voto e a importância da participação de todos através do voto como ferramenta de transformação social. As rodas seguem até final de setembro com organizações sociais que atuam com a juventude. “As rodas criam espaços acolhedores para falar sobre política, o que significa falar sobre empatia, escuta ativa e diversidade. É um momento do projeto em que a gente tem contato direto com o jovem e tenta quebrar o estigma de que política se dá em um espaço de conflito”, explica Karina Pizzini. 

A multiplicação de todas estas informações é um desejo do MSNV, que se abre para compartilhar seus conteúdos e apoiar a realização de mais rodas de conversa por organizações de todo o país. Todas as solicitações podem ser feitas por email, para o Instituto Aurora de Educação em Direitos Humanos (contato@institutoaurora.org). Outro caminho possível é através do Guia de Diálogos que estará em setembro no site da campanha, com dicas para realizar uma roda de conversa e sugestões de roteiro.

Para acessar o “mural de argumentos”, o link para a plataforma de curadoria de conteúdo é padlet.com/MuralNossoVoto. Saiba mais em: materiais.nossacausa.com/meu-seu-nosso-voto-2022

O projeto Meu, Seu, Nosso Voto é um projeto suprapartidário sem fins lucrativos, fruto de um trabalho colaborativo entre mulheres de diferentes organizações: Instituto Aurora para Educação de Direitos Humanos, Nossa Causa e Escola da Política, além do esforço de vários voluntários. Iniciado em 2020, o MSNV busca fomentar espaços de diálogos sobre o voto responsável e oferecer subsídios para diálogos que fortaleçam a democracia, como o Podcast Nosso Voto, Os Guias de Rodas de Conversa e as Rodas de Conversa que realizam, além da plataforma de curadoria de conteúdo especializado com foco nas temáticas de 2022.