Dia Nacional da Cachaça

três drinks do festival da cachaça preparados em copos baixos (de whisky), bastante coloridos
Drinks criados especialmente para o Festival da Cachaça (dilvulgação Brazinha)

Bar de Galeteria na Vila Mariana cria o seu primeiro Festival da Cachaça para festejar o dia nacional da bebida

O Dia Nacional da Cachaça, apesar de já comemorado há alguns anos, ainda não foi oficializado no país. Projeto de Lei que institui a data comemorativa da bebida alcoólica brasileira foi apresentado em junho de 2009 à Câmara Federal. Atualmente a PLC aguarda votação no plenário do Senado, já tendo sido aprovada sem emendas pelas comissões.

A escolha do dia 13 de setembro, feita em conjunto com o Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), comemora a data em que Portugal autorizou a produção da bebida em 1661. Foi um processo de cerca de 30 anos, culminando em uma revolta popular no RJ, até sua legalização. A resistência portuguesa se devia à competição da aguardente de cana com sua própria bebida: a Bagaceira, de uva.

Conforme o Ibrac, a capacidade instalada de produção de cachaça no Brasil é de 1,2 bilhão de litros anuais, porém são produzidos anualmente menos de 800 milhões de litros. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento tem 1.131 produtores registrados.

Agência Senado

Em homenagem à data, o Brazinha, bar do restaurante O Brazeiro, realiza até o fim do mês, seu primeiro Festival da Cachaça. O bartender Paulo Monteiro criou, especialmente para o evento, três novos drinks com a bebida, para mostrar que a pinga não é apenas base de caipirinha! Ele escolheu uma cachaça diferente para cada uma de suas criações, que tem misturas bastante curiosas.

Os novos drinks são: Elixir, preparado com cachaça Sagatiba, creme de cassis, shrub de amora, suco de abacaxi e sweet & sourCafezin, com cachaça Ypioca, Licor 43, Cointreau, café espresso e tintura de limão siciliano e; Flor de Minas, feito com cachaça Espírito de Minas, sirup de tangerina, sweet & sour de pimenta habanero, infusão de chá verde, hibisco, beterraba e nibs de cacau e flor de sal.

O Brazinha ainda não completou um ano de fundação, mas fica junto ao restaurante cinquentenário O Brazeiro. No cardápio diversas outras bebidas e ainda petiscos e sanduíches para acompanhar. Duas sugestões são o Frango a Passarinho do Braza, em porção inteira ou meia porção e o Mineirinho do Brazinha, sanduíche de filet mignon com muçarela do Roni servido no pão francês com vinagrete.

O Brazeiro - Unidade Vila Mariana
Rua Luís Gois, 843
Telefone: (11)2275-7139
- Brazinha: Terça a sábado - das 17h às 23h
- Salão:  Todos os dias - das 11h às 23h
- Retirada: Todos os dias - das 10h às 23h

Site: www.obrazeiro.com.br
Instagram: @obrazeiro

fontes: Assessoria de Imprensa do restaurante O Brazeiro e Agência Senado.