Além de Moema: 27ª Festa do Imigrante

Apresentação de dança coreana na Festa do Imigrante
Apresentação de Dança Tradicional Coreana (reprodução Instagram)

O evento, no Museu da Imigração, na Mooca, é uma ótima oportunidade para um contato com a cultura de mais de 50 diferentes nações que tem presença em nosso país.

A Festa do Imigrante é um mega evento que acontece no complexo da antiga Hospedaria de Imigrantes do Brás, hoje sede do Museu da Imigração neste fim de semana, 15 e 16 de outubro. Participam representantes de mais de 50 colônias presentes em nossa cidade. O ingresso é pago (no local ou pelo link abaixo) e dá direito a assistir apresentações culturais e artísticas ao longo de cada um dos dias, além de participar de oficinas diversas (com limite de vagas).

As apresentações artísticas acontecem no palco instalado no jardim do museu, a partir das 10h30, a cada meia hora com a última delas iniciando-se às 18h30. Sábado (15) começa com uma apresentação da Hungria e segue com grupos de culturas muito variadas como a da Polinésia Francesa, Japão, Ucrania, Bolívia, Grécia e Coreia do Sul, entre outros. O palco do domingo também terá uma grande variedade de estilos e será aberto pelo Grupo Limanya, da Guiné.

A gastronomia ocupa um espaço grande na Festa do Imigrante. São mais de 40 quiosques com comidas típicas dos países participantes, entre pratos já mais ‘populares’ no Brasil como as esfihas e os sushis, até pratos menos conhecidos, com temperos próprios e formas específicas de se consumir. O pagamento nas tendas de gastronomia, assim como nas barracas de artesanato, são feitos com um cartão de consumo próprio do evento.

As oficinas de dança e movimento acontecem a partir do meio dia, tanto sábado quanto domingo. Sábado será aberto com uma oficina de yoga, seguida por quatro oficinas de dança tradicional da Irlanda, Índia, Palestina e Grécia. Domingo a primeira oficina será da dança do dragão chinês, seguida de danças da Lituânia e Escócia, fechando com aulas de Kpop Cover, da Coréia do Sul.

Oficinas de Arte e Gastronomia também serão oferecidas. Haverá duas oficinas de caligrafia, uma da escrita árabe, no sábado pela manhã e uma da escrita coreana, domingo à tarde. Também no sábado será ensinado a fazer um Grilinho, instrumento musical tradicional da Ilha da Madeira. As oficinas gastromicas são de pratos da Palestina e da Índia no sábado á tarde, e da Itália e da Ilha da Madeira no domingo.

As equipes do Centro de Preservação, Pesquisa e Referência (CPPR), do Museu da Imigração vão oferecer oficinas especiais sobre temas específicos da Museologia, além de caminhadas temáticas no espaço da Festa do Imigrante, até rodas de conversa sobre formação e trabalho em instituições museais. Para participar das oficinas é preciso retirar uma senha, 20 minutos antes do início. Fique atento às filas, que podem se formar antes deste prazo, uma vez que o número de vagas é limitado.

27ª Festa do Imigrante 
Museu da Imigração
R. Visc. de Parnaíba, 1316, Mooca.
Sábado e domingo, 15 e 16 de outubro.
Das 10h às 18h (ingressos à venda até 17h).
Programação completa: festa-do-imigrante/folder-digital
Para sábado ingressos apenas no local. Antecipados para domingo, pela sympla (bileto)

Conheça mais o Museu, através do site museudaimigracao.org.br