Novo modelo de cadeira de rodas para cães

desenho do projeto de cadeira de rodas para cães dos alunos da Mauá
Desenho da cadeira de rodas para cães criada por formandos da Mauá (divulgação)

Formandos da Mauá apresentam em evento de inovação o protótipo da cadeira de baixo custo e material mais resistente para cães com deficiência locomotora

Todos os anos, quem visita a Eureka, exposição de trabalhos de conclusão de curso de alunos do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia, sempre se surpreende. A criatividade dos formandos em diversos cursos se volta a soluções inovadoras para questões reais. Neste fim de semana, entre 21 e 23 de outubro, será possível conhecer mais alguns destes protótipos. Um deles é uma nova proposta de cadeira de rodas para cães com deficiência locomotora em membros pélvicos.

A criação dos formandos no curso de Design, Eduardo Louzada Bicudo, Gabriel Francisco Medeiros Rossi, Lucas Kyoji Higa e Victor Scaramal Monteiro de Souza, tem alguns diferenciais sobre os modelos já conhecidos. Segundo os estudantes, as cadeiras ‘no mercado’ são adaptações feitas do que existe para humanos e não levam em consideração os materiais, a ergonomia e a funcionalidade. O primeiro passo para eles, foi ouvir tutores e trabalhar neste feedback.

“Buscamos um projeto que considerasse um material mais resistente, tanto a impactos ocasionados pelo cão quanto às variações climáticas. Desse modo, diferentemente da grande maioria das cadeiras disponíveis no mercado feitas de alumínio, optamos por filamentos em 3D PETG”, detalha Scaramal, um dos integrantes do grupo. De forma simples e leiga podemos imaginar um fio de plástico contínuo que é derretido na impressora para dar a forma 3D desejada (para informações mais técnicas, converse com esse grupo no evento!).

“Em comparação com o alumínio, esse filamento torna a cadeira mais confortável, com maior durabilidade, menor custo para aquisição e redução do número de peças que precisam ser encaixadas junto ao cachorro e transportadas pelo dono”, complementa o formando. A cadeira de rodas para cães desenvolvida pelo grupo tem ainda um diferencial de ser ajustada a um colete, o que dá um conforto ao cachorro que a utiliza e oferece mais segurança.

Eureka 2022
Sexta a domingo (21 a 23.10), das 14h às 20h30
Instituto Mauá de Tecnologia (IMT)
Praça Mauá, 1, São Caetano do Sul
Entrada gratuita
Eureka 2022 (maua.br)

Para saber mais sobre o Instituto Mauá de Tecnologia, acesse o site maua.br