Além de Moema: Noites de Ramen, na Japan House

iamgem de um prato de ramen, com o macarrão sendo suspenso por hashis.
imagem Wagner Romano

Acontecem a partir de da próxima semana, sempre às terças e quartas, degustação de ramen preparado por mestres deste prato tradicional

Para olhos leigos, o ramen pode ser apenas um prato de macarrão simples. Mas uma exposição na Japan House mostra que ele é bem mais que isso. Servido em tigela especial, o Ramen Donburi, este prato é a combinação cinco elementos: macarrão, dashi, tarê, cobertura e gordura. Cada região japonesa tem uma receita tradicional, mas as casas especializadas costumam servir diferentes combinações, sempre com todos os elementos básicos do prato.

As degustações estão programadas para as noites de terça e quarta, a partir da próxima semana, começando no dia 22. Chefs de casas paulistanas de ramen, convidados para o evento, vão preparar suas versões do prato no restaurante Ayzomê, que também irá apresentar a receita da chef Telma Shiraishi. Esta série de eventos celebra a exposição A Arte do Ramen Donburi que acontece no térreo da Japan House.

A exposição, que passou pela Japan House Los Angeles este ano, estará em São Paulo até fevereiro, com entrada gratuita. Estão expostas 30 tigelas e suas colheres (renge) criadas por artistas plásticos, designers e arquitetos. Cada uma traz referências, experiências e histórias curiosas sobre sua relação com esse prato tão famoso. E mostra também apresenta ao publico a região ceramista de Mino, no Japão, em que cerca de 90% das tijelas de ramen do país são produzidas.

Noites de Ramen na JHSP

A partir da próxima terça (22), o público poderá degustar o famoso prato, sempre às terças e quartas, com ingressos vendidos de forma antecipada. Confirmaram sua participação em diferentes noites representantes das casas: Hidden by 2nd Floor, Hirá Ramen Izakaya, Jojo Ramen, Lámen Kazu, Tamashii Ramen, Tonkotsu Barikote Ramen Maru e, claro, o restaurante Aizomê, que fica no segundo andar da Japan House.

Serão 12 datas para o evento, que além de duas sessões de degustação, uma às 18h30 e outra às 20h30, incluindo o prato e uma bebida, inclui ainda uma visita guiada à exposição. Estão à venda os convites para os quatro primeiros dias, em novembro. As degustações são interrompidas em dezembro e serão retomadas no início do ano. O evento tem apoio da JNTO (Organização Nacional de Turismo do Japão) e da Beam Suntory com coquetéis preparados com Gin Roku.

Programação de novembro

Dias 22 e 23/11: Misso Ramen de Hokkaido (por Lámen Kazu)
Caldo à moda de Hokkaido (norte do Japão), temperado com alho, gengibre e glutamato monossódico, macarrão, menma, moyashi, nira, algas marinhas, cebolinha, chashu, gergelim, milho, manteiga e narutomaki.

Dias 29 e 30/11: Tonkotsu Ramen de Hakata (por Tonkotsu Barikote Ramen Maru)
Caldo feito à base de porco, temperado com shoyu, macarrão fino, ovo marinado, cebolinha, cogumelo marinho, gengibre e chashu.

Noites de Ramen JHSP
Degustações em novembro: 22, 23 29 e 30 de novembro, às 18h30 e 20h30
Japan House São Paulo
Avenida Paulista, 52, 2º andar
Vagas: 70 por sessão
Valor: R$ 130,00 por pessoa
       incluso: entrada, prato e uma bebida, e visita guiada à exposição “A Arte do Ramen Donburi”.
Ingressos: Sympla. 

Para saver mais sobre a Japan House e sua programação, acesse o site (japanhousesp.com.br) ou siga as redes sociais (@japannhousesp)!