Evento com entrada gratuita acontece neste fim de semana, de sexta a domingo, no Expo Center Norte, com debates sobre o combate ao racismo
Pelo segundo ano, a Expo Internacional da Consciência Negra reune personalidades com atuação relevante no combante ao racismo nas diversas áreas da sociedade, além do resgate das tradições africanas. Os convidados brasileiros e estrangeiros vão debater diversos aspectos da história, cultura e sociedade brasileira, com olhar especia para o movimento negro, e a busca pela igualdade racial no país e no mundo.
Paralelamente à agenda de painéis e debates, o evento terá uma programação especial de shows com diversos representantes da música preta, entre eles o tradicional grupo Fundo de Quintal, e artistas mais novos como Luciana Mello, Pericles e Majur. A programação com horários está no quadro abaixo! Para as crianças também foi criada uma programação especial, no espaço Erê! A cultura afro-brasileira estará na contação de histórias, jogos, estátuas vivas de personalidades negras, espaço tátil e em uma apresentação especial do Circo de Ébanos.
Entre os nomes mais conhecidos do público em geral, estarão presentes aos painéis a historiadora Lília Schwarcz e a apresentadora e ex-atleta olímpica Lica Oliveira. Os painéis acontecerão na sexta e no sábado, em sequencia, com início às 10h30, às 13h, às 14h20, às 15h40 e às 17h, todos com cerca de uma hora de duração. Do domingo, um painel especial com início às 10h30, fecha a programação de debates. Os temas dos painéis estão em um quadro abaixo.
Está confirmada a presença da escritora moçambicana Paulina Chiziane, vencedora do prêmio Camões, em 2021. O brasileiro Itamar Vieira Junior, autor de Torto Arado, geógrafo e doutor em estudos étnicos e africanos pela UFBA é outro nome presente ao evento. Os militantes e pesquisadores Cuti e Carla Akotirene, além do doutor em filosofia pela UFRJ, Renato Noguera, são outros convidados especiais já confirmados.
No fim de semana que abre a Copa do Mundo e por ser infelzimente também arena de práticas racistas, o esporte será debatido no evento. Além da ex-apresentadora do Esporte Espetacular e atleta olímpica de volei, Lica Oliveira, estarão presentes o ex-goleiro Mário Aranha, ele próprio vítima de racismo, com um episódio marcante quando ainda atuava pelo Santos, em 2014 e o ex-velocista olímpico Robson Caetano.
II Expo Internacional Dia da Consciência Negra Palco Principal - Shows Sexta (18/11) 13:30h - Samba da Vela convida Anderson Tobias 19:00 - Ao cubo 21:00 - Majur Sábado (19/11) 13:30 - Samba de Dandara 19h - Black Mad e DJ Easy Nylon (baile nostalgia) 20:30h - Fundo de Quintal Domingo (20/11) 10:30 - Painel de debate sobre população carcerária, com Dexter, Marcivan e Canuto. 15h - Luciana Mello e Walmir Borges 17h - Luedji Luna e Rincon Sapiência 19h - Péricles Painéis * Sexta (18/11) painel 1 - “sentido de liberdade: independência, abolição, quilombismo painel 2 - “produção literária sob contexto da pós-abolição” painel 3 - “biografias negras: os retratos do brasil” painel 4 - “modernismos e modernidades: os lima barreto de hoje” painel 5 - “racismo no esporte: futebol e afins” Sábado (19/11) painel 1 - “processos de apagamentos: práticas do racismo dentro e fora do ambiente corporativo” painel 2 - “sobre o amor: o que os mitos e a filosofia africana têm a nos dizer” painel 3 - “herdeiros de candaces: histórias, heranças e literaturas” painel 4 - “a filosofia pela ancestralidade: histórias, legados” painel 5 - “sobre racismo e desigualdade ante os medidores sociais” Domingo (20/11) Painel especial “população carcerária”, das 10h30 às 11h30 *não foi divulgada a relação de participantes de cada painel, alguns podem ser conferidos nos posts do evento no Instagram (neste link)
As informações mais detalhadas sobre cada painel, bem como novidade e atividades paralelas podem ser vistas no site do evento (aqui) ou no Instagram (aqui)
II Expo Internacional da Consciência Negra Expo Center Norte Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme Entrada gratuita