Dicas: os símbolos nas etiquetas de roupas

simbolos comuns em etiquetas de roupas, conforme descritos no corpo da matéria

Especialmente na hora de lavar a roupa, é importante decifrar as informações contidas nas etiquetas

As peças de roupa que compramos vêm geralmente com duas etiquetas básicas. Uma com o nome ou marca do fabricante e o tamanho daquela peça, que costuma ficar presa próximo à gola. Alguns fabricantes já substituem essa etiqueta por uma gravação no próprio tecido, o que evita uma possível irritação daquele tecido ‘roçando’ na pele. A segunda etiqueta, com vários símbolos, pode ser encontrada ou atrás desta primeira, perto da gola ou, de forma mais comum, na lateral interna da peça.

As informações desta segunda etiqueta são bastante importantes. Muitas pessoas cortam essa etiqueta (em alguns casos ela até já vem com um ‘pontilhado’ indicando local de corte), mas é interessante guardá-la, ou pelo menos decifrá-la antes do descarte. Quem tem alergia, costuma olhar essa etiqueta antes da compra, já que ali está o dado sobre a composição do tecido. Há também a informação de origem da peça, um dado que além de ser uma curiosidade também indica quem se responsabiliza pelas informações.

Outros simbolos que são fundamentais para garantir a longevidade de cada peça, ilustram o que deve ou não ser feito na lavagem, secagem e passadoria. Especialmente quem cuida de suas próprias roupas precisa entender o significado deles para seguiar na hora de optar pela máquina, ou lavagem à mão, assim como pelo tipo de produto que será usado. O CEO da rede de lavanderias self-service Lavô, um dos ‘redutos’ de quem lava as próprias roupas, fez uma relação dos símbolos relacionados diretamente com o momento da lavagem das roupas, e explica seu significado.

Dicas para a lavagem de roupas

Algumas imagens parecem fáceis de interpretar, mas é necessário cuidado para que a lavagem ocorra de forma certa. “Um dos mais comuns é o balde com água, que aponta que a peça pode ser lavada em máquinas. Somente o círculo quer dizer que é permitido a lavagem a seco, já quando o X sobrepõe o símbolo quer dizer que não se recomenda esse tipo de lavagem. Quando o símbolo for um balde de água com X é proibido lavar com água, já o balde com água e uma mão dentro indica somente lavagem manual”, explica o CEO.

A temperatura da água é outro ponto fundamental para evitar o risco de encolhimento ou de danos nas peças por altas temperaturas é grande. “No caso do balde com 30°C ou com uma bolinha dentro, a temperatura máxima da água é de 30°C. Para o balde com 40 °C ou com duas bolinhas dentro, 40 °C e o balde com 60 °C ou com três bolinhas dentro, 60 °C”, explica Angelo Donaton.

Sobre secar e passar

Depois que a lavagem termina, os cuidados continuam! Veja nas etiquetas o símbolo que indica a forma correta: o que pode ser colocado em secadora – e neste caso também a temperatua do tambor, ou o que deve ser seco naturalmente. A primeira indicação, sobre máquina é aquele circulo dentro de um quadrado. Se houver um pontinho dentro, a temperatura se secagem deve ser baixa. Não havendo pontinhos, ou com dois pontinhos, pode ser seco em temperatura normal. O circulo com X indica, naturalmente a proibição de uso.

No caso da secagem natural, após o quadrado com o círculo cortado com o X, existe outro simbolo quadrado. Quando ele tem uma linha curva, indica que a secagem pode ser feita em varal. este quadrado com linhas verticais mostra que é preciso secar por gotejamento (não torcer a peça)! Algumas linhas diagonais no canto mostram a importância de secar à sombra ou quando é apenas uma linha na horizontal, esta é a posição indicada de secagem!

Para passar, existem basicamente quatro símbolos de fácil compreensão. Um ferro cortado por um X mostra que não se deve passar! Os outros tem pontinhos dentro do ferro, de um a três. Quanto mais pontinhos, maior a temperatura que pode ser usada sem prejudicar o tecido. Existem ainda símbolos que se referem ao uso de ferro a vapor ou pranchas, mas são menos comuns. Entre os profissionais do ramo, uma dica comum é usar um tecido de algodão entre o ferro a a peça que será passada, ao menos no início do processo, para perceber a reação do tecido.

Para saber mais sobre a Lavô, acesse o site (neste link). Veja tambem outras matérias sobre as lavanderias em nossa região, neste link, lembrando que em Moema e Região, temos ainda muitas lavanderias à moda antiga. Veja qual se adequa mais a seu estilo!