Capacitação online sobre Patrimônio Histórico

Ponte dos Jesuítas em Santa Cruz, visão lateral. Uma construção em alvenaria
Ponte dos Jesuítas, em Santa Cruz. Patrimônio cultural do Brasil, datada de 1752. (reprodução WikiRio)

Curso gratuito em dois encontros, na próxima semana, irá mostrar ao público o que é, qual a importância e como preservar o Patrimônio Histórico material, natural ou imaterial

Nos últimos anos, vem sendo mais frequente a discussão sobre o que pode ser considerado ou não patromônio histórico. A memória do país de uma forma mais ampla, assim como memórias de municípios e culturas, é diretamente ligada ao que se protege com o tombamento. Na próxima semana, nos dias 6 e 8 de dezembro, terça e quinta, o Instituto Artium promove um curso online e gratuito, com a doutora Valéria Alencar.

No programa do curso, que será realizado pela plataforma Zoom, a professora irá apresentar conceitos e propor discussões e análises. Além de identificar o que é patrimônio histórico será abordada a história dos processos de patrimonialização no Brasil e as relações de poder envolvidas. Esta questão bastante contemporânea será tema de debate entre alunos e professora, focando a problematização da luta pelo direito à memória.

Os debates em torno da cultura e a importância que tem a cultura vem sendo intensificados em nosso país nos últimos anos. É importante lembrar que proteger bens materiais ou mesmo os naturais, são formas de proteger a história e a cultura. Não são apenas casas, pontes, ruínas e sítios arqueológicos, cada um destes elementos representa muito mais, mantém viva a sua identidade dos povos e comunidades.

O Iphan (Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) é uma autarquia federal criada em 1937, que era ligada ao extinto Ministério da Cultura. Hoje o Iphan está sob o guarda-chuva do Ministério do Turismo. O trabalho da instituição segue sendo o de proteger e preservar os bens culturais e históricos do país. O patrimônio histórico nos permite preservar e difundir a arte, as tradições e os saberes, garantindo que nosso passado seja lembrado, tanto nos aspectos positivos, como nas agruras pelas quais o país passou.

Sobre a docente Valéria Alencar – graduada em História pela USP (1998), Mestre e Doutora em Artes (2008 e 2015) pela UNESP. Entre diversas experiencias no ambiente da educação e história, estão atuações tanto na Educação Básica como no Ensino Superior. É professora de disciplinas relacionadas a Patrimônio Cultural e História da Arte em diferentes cursos.

Curso - Patrimônio Histórico
Terça e quinta, 06 e 08.12
Início às 19h
Aulas online pela plataforma Zoom
Inscrições: https://forms.gle/uCbtSHcvnj1Cw7p8A
Gratuito

O Instituto Artium, instalado em um casarão em Higienópolis, se define como “um centro cultural com cabeça contemporânea e o coração no futuro”. Conheça mais pelo site institutoartium.com

Os comentários estão fechados.