Cisne Negro apresenta O Quebra-Nozes

imagem do ballet Quebra-Nozes
(divulgação)

Tradicional ballet de Natal chega a sua 39ª edição, agora dirigido pela bailarina Dany Bittencourt, filha da fundadora da Companhia

Mesmo a pandemia não interrompeu a sequencia de apresentações do espetáculo “O Quebra-Nozes”, um dos mais tradicionais eventos de ballet do fim de ano. A obra criada em 1891 pelo compositor russo Pyotr Ilyich Tchaikovsky começou a ser encenada pelo Cisne Negro há 39 anos, com direção artística de sua fundadora, a bailarina Hulda Bittencourt. A primeira interprete da personagem principal, Clara, foi Dany Bittencourt, que há alguns anos já dividia a direção com sua mãe, falecida em 2021 e a quem a montagem é dedicada. 

O espetáculo é baseado em uma história criada por E.T.A. Hoffmann, adaptada como conto infantil por Alexandre Dumas. Tudo se passa na noite de Natal, na casa da família da menina Clara. Na festa, entre muitos presentes, a menina se encanta por um quebra-nozes em forma de boneco. Há um conflito com seu irmão e ela esconde o boneco antes de dormir. Clara se levanta à noite para brincar com seu novo presente, adormece e entra em um universo onde os brinquedos ganham vida, inclusive o quebra-nozes. Entram no sonho ratos dançarinos e diversos outros personagens. As coreografias passam da sala para o Reino das Neves e o Reino dos Doces. Lá, Clara e seu príncipe são homenageados com danças típicas de vários países e com um gracioso grandpa’s-de-deux da Fada Açucarada.

O espetáculo está em cartaz no Teatro Alfa, junto com Hotel Transamérica. As apresentações acontecem até o domingo dia 18, em diversos horários (veja abaixo) e depois haverá três espetáculos adicionais no teatro Santander, com datas a serem confirmadas. A cada ano, a apresentção do Quebra-Nozes do Cisne Negro tem destaques especiais em seu corpo de baile e também na montagem. Este ano não seria diferente. Há toques de ilusionismo, que fazem o boneco do quebra-nozes flutuar, além da presença de bailarinos consagrados internacionalmente.

Estarão no palco Isabella Gasparini e Luca Acri, solistas do Royal Ballet de Londres e Márcia Jaqueline e Cícero Gomes, primeiros bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Os solistas da Cisne Negro Cia de Dança, Luiza Ginez, Leonardo Branco são outra dupla de destaque no elenco. Há 15 anos, o papel do tio de Clara, o relojoeiro que a presenteou com o Quebra-Nozes é interpretado por Felipe Carvalhido. É ele que apresenta uma grande novidade desta montagem, atribuindo vida ao boneco, com truques de ilusionismo e levitação.

Para aumentar o encanto de festas de fim de ano, durante a temporada no Teatro Alfa, serão realizadas no saguão do teatro apresentações de corais convidados interpretando músicas natalinas, sob a coordenação da pianista Maria Inês Vasconcellos. 

O Quebra Nozes
Cisne Negro Cia de Dança
Quarta a sexta, às 20h30
Sábados às 17h e às 20h30
Domingos às 15h e às 18h30
Até 18 de dezembro.
Teatro Alfa
R.Bento Branco de Andrade Filho, 722
Ingressos sympla/o quebra nozes

Para conhecer mais sobre a Cisne Negro Cia. de Dança, acesse cisnenegro.com.br