Demora para visto gera protesto nos EUA

logo da campanha eles esperam nós perdemos

Organização sem fins lucrativos que concentra informações do setor de turismo nos Estados Unidos lançou a campanha “Eles esperam, nós perdemos”

Já está no ar desde o dia 01 de dezembro a campanha “They wait, we lose” (Eles esperam, nós perdemos), lançada pela US Travel Association, organização sem fins lucrativos que representa o setor de turismo dos Estados Unidos. A campanha mostra que a demora na concessão de vistos que afeta não apenas o Brasil, mas outros países com grande fluxo de turistas para lá, causa perdas financeiras importantes. Segundo levantamento da organização, uma possivel opção por outro destino e o cancelamento das viagens representa a “perda” de quase US$ 12 bilhões em gastos de viajantes somente em 2023.

O site criado para a campanha alerta: “Demoras longas e inaceitáveis na emissão de vistos de visitantes nos EUA mantêm as famílias separadas, atrasam as viagens para os EUA e prejudicam os negócios americanos. Quando os visitantes têm que esperar tanto tempo, muitos escolhem outros destinos para visitar”. A média de tempo de espera para emissão do primeiro visto para os Estados Unidos hoje, no Brasil, supera um ano, está em cerca de 400 dias. Outros dois importantes países neste mercado, México e India, tem espera ainda maior, de cerca 600 e 760 dias respectivamente*.

Levantamento feito pela US Travel Association indica que no último mês de outubro, um ano após a reabertura das fronteiras para o turismo, o fluxo de brasileiros para o país ainda era de 50% do registrado em 2019. A associação credita essa queda principalmente à demora na emissão do primeiro visto. Há também referências à demora na entrevista para renovação de vistos de turistas nestes países.

A campanha global lançada, que tem versão traduzida para o espanhol e o português, tem objetivo de sensibilizar o governo Biden sobre as consequências econômicas do fato e mostrar a importância de priorizar as entrevistas de visto de visitante. Além do site, há também uma campanha no Instagram com a hashtag #TheyWaitWeLose que mostra não apenas números, mas também depoimentos de ‘turistas frustrados’ e empresários dos Estados Unidos que se sentem prejudicados. Pessoas que queiram deixar seus depoimentos podem fazê-lo em um formulário no site (link abaixo).

Além de recolher depoimentos e projetar números de potenciais perdas para a economia, o site aponta caminhos. Entre os pedidos, ou demandas, estão a redução de tempo de espera para entrevista para no máximo 21 dias, até abril de 2023. Além disso, aumentar a capacidade de atendimento nos consulados de países com grande volume de inscrições para eventos nos EUA e a extensão das isenções de entrevista para renovações de vistos de não-imigrante.

Para saber mais sobre a campanha Eles esperam, nós perdemos e incluir seu depoimento, acesse usvsadelays.com (o idioma pode ser selecionado no canto superior – releve os possíveis erros na tradução para o português).

*fonte: https://www.ustravel.org/press/year-after-borders-reopen-biden-admin-inaction-visitor-visas-exacerbates-intl-travel-recovery