Dicas importantes para quem não mora na praia saber o que deve fazer quando voltar de lá com seu carro
Quem mora em cidades do litoral e tem carro já sabe que é preciso tomar alguns cuidados, diferentes do que acontece loge da orla. A maresia atinge equipamentos, moveis e também veículos e para quem é da capital paulista, é sempre bom alguns lembretes. Quando os carros ficam expostos ‘ao tempo’, ou estacionados perto da praia, somam-se cuidados necessários com os impactos do sol e da areia!
Para quem tem oportunidade antes de pegar a estrada, uma sugestão do Gerente Operacional da Wash Me, startup especializada em gestão de lavagem automotiva, é realizar uma ‘pré-lavagem‘. Marcelo Xavier, comenta que “o ideal seria fazer uma lavagem ecológica e aplicar um selante de vitrificação, o que ajudaria a evitar riscos ocasionados pela areia, além de impedir que as seivas de árvores [que eventualmente caiam sobre o carro] danifiquem a pintura”.
Ele acrescenta que além dessa parte mais ‘estética’, também pode ser interessante proteger partes essenciais do carro como o motor e o chassi. Uma lavangem técnica pode incluir aplicação de produtos que os protegem da corrosão, que poderia ser provocada pela maresia. Existe até uma forma de se hidratar os pneus, para protegê-los também antes de descer a serra!
O especialista em lavagem automotiva, ressalta que mesmo tomando estes cuidados com o carro antes de ir para o litoral, não estão descartadas as ações na volta da viagem. A primeira delas é lavar o veículo o quanto antes. Marcelo Xavier explica que “os sais do mar potencializam a corrosão em todo tipo de metal, diminuindo a vida útil dos equipamentos e até afetando sua funcionalidade, em alguns casos”.
Ele comenta que existem produtos específicos para cada tipo de limpeza e área do carro e, claro, locais especializados saberão fazer este uso de forma mais adequada. Cuidados na hora de lavar o carro também podem evitar riscos na lataria, caso tenha sobrado areia sobre ela. Higienize o motor, atenciosamente. Isso é especialmente indicado em carros com mais idade, que estão mais suscetíveis à oxidação.
Outra dica é considerar fazer um polimento. Polir o carro não é sempre uma necessidade, mas pode ser uma solução adequada no caso de muito sol, principalmente se não foi possível estacionar o carro sempre na sombra. “O polimento tem como objetivo restaurar a pintura e eliminar pequenos riscos, o que também é positivo caso a areia tenha causado arranhões. Posteriormente, é possível manter o aspecto renovado por mais tempo com um enceramento”, indica o especialista.
Para concluir, Marcelo sugere algo que deve ser feito periodicamente, mas é interessante especialmente nesta volta do período no litoral: fazer um check-up. Ele recomenda atenção às seguintes áreas: sistema elétrico, filtros de ar e de cabine, freios e suspensão, radiador, sistema de alimentação, além dos pneus e rodas, no caso de viagens longas.
Para saber mais sobre a Wash Me e seus serviços, acesse o site washme.com.br