Plataforma de comunicação em nuvem fez levantamento de situações pitorescas em que as mensagens são enviadas por brasileiros.
O celulares hoje, especialmente no Brasil, já não são mais uma referencia de aparelho para chamadas telefônicas. As ligações estão também perdendo espaço para a mensagem de texto como forma de comunicação. Uma pesquisa online realizada no Brasil pela Infobip, plataforma global de comunicação omnichannel na nuvem, reforça esta constatação. Além da prevalencia da mensagem escrita, este levantamento, com 250 entrevistados, apontou alguns usos e costumes bastante divertidos.
Os respondentes da pesquisa em sua quase totalidade (94,4%) disseram preferir responder a uma mensagem de texto do que atender a uma ligação. É interessante notar que assim como os celulares são uma tecnologia razoavelmente nova, também são as mensagens de texto. O SMS completou 30 anos de lançamento este mês. Os resultados do levantamento da Infobip não foram tabulados diferenciando quem ainda usa o SMS e os que preferem aplicativos como WhatsApp, Telegram e Mesenger, por exemplo.
Talvez até amplificado pelo contexto de trabalho e estudo remoto, um dos resultados da pesquisa aponta que 53,2% dos entrevistados já enviaram mensagem durante uma aula ou reunião de trabalho. Outro uso que não deveria ser feito é de escrever enquanto dirige um carro: 31,7% dos respondentes confessa o erro. Além de colocar em risco sua vida e de outros, ainda pode pesar no bolso: infração gravíssima e 7 pontos na CNH. Também surgiram dados como 27% que escreveram enquanto seu avião decolava, 25,8% durante um casamento e 22% quando estavem em um funeral.
A agilidade e a pressa muitas vezes causam alguns contratempos… mais de 65% dos respondentes já enviou uma mensagem para a pessoa errada. Outros 23% contaram ter enviado mensagens quanto estavam alcoolizados e talvez mais constrangedor foi o uso de emojis ou abreviações incorretas durante uma conversa sensível que 38% relatou.
Se em conversas de teor pessoal e privado essa situação já é considerada delicada, quando falamos em comunicação comercial, isso é amplificado. Ivan Ostojic, Chief Business Officer da Infobip, comenta que não é suficiente prestar atenção somente ao formato de comunicação: “É preciso se atentar também ao conteúdo das mensagens, sejam elas privadas ou não”. Tomando estes cuidados, o executivo afirma que para se comunicar com alguém de forma ágil e eficaz o idela é mandar uma mensagem. Esse é o principal insight da pesquisa.
A pesquisa foi realizada pela Infobip com 250 brasileiros, por meio de um painel online em novembro de 2022.