Oportunidade para jovens negros no mercado financeiro

mãos de um executivo negro,
imagem pexels (Anna Nekrashevich)

J.P. Morgan abre inscrições para a segunda edição do programa de trainee Black Future Leaders no Brasil

O Black Future Leaders, que está em sua segunda edição, tem objetivo de ampliar a diversidade etnico-racial no mercado financeiro, com a inclusão de profissionais pretos. O programa de trainees da J.P. Morgan terá início no mês de abril e duração de dois anos. As inscrições podem ser feitas a partir de hoje (04) até o dia 10 de fevereiro. Esta é uma parceira da líder global em serviços financeiros com o Instituto Ser Mais aberta a jovens profissionais de todas as regiões do país autodeclarados negros.

Não há limite de idade para a candidatura. Os jovens além de se identificarem como negros (autodeclarados preto ou pardo) devem ter concluído o ensino superior entre dezembro de 2017 e dezembro de 2022. É preciso saber usar o Excel (eliminatório) e possuir nível intermediário na língua inglesa. As inscrições serão online, pelo mesma plataforma em que os primeiros testes serão realizados (link abaixo).

Após os testes de Excel e Inglês, os aprovados passam ainda por três fases de seleção, incluindo a solução de uma situação-problema e duas entrevistas. Serão selecionados 10 candidatos, que iniciam sua carreira de trainee na empresa, na Av. Faria Lima, em abril, com possibilidade de efetivação ao final dos dois anos de programa. “O programa mostra aos profissionais negros, que o mercado financeiro também é uma opção de carreira a ser considerada”, diz Isabela Silva, participante da primeira turma do programa, iniciada em 2020.  

Os trainees passarão por experiências divididas em quatro pilares:  

  • Habilidades técnicas, incluindo treinamento em macroeconomia, contabilidade e softwares necessários;  
  • Habilidades comportamentais, incluindo de comunicação, gerenciamento de tempo, negociação e apresentação;  
  • Imersão sobre o J.P. Morgan, com visões gerais da empresa e mentoria;  
  • Sessões sobre habilidades emocionais e interpessoais. Os candidatos selecionados para participar do programa receberão bolsa-auxílio para matricular-se em curso de inglês para aperfeiçoamento do idioma, além de bônus por desempenho, participação nos lucros, previdência privada, assistência médica e odontológica, entre outros benefícios.  

“Segundo o IBGE, a comunidade negra compreende mais da metade da população do Brasil; no entanto, não vemos essa demografia refletida nas empresas. O Black Future Leaders busca criar oportunidades para que profissionais negros entrem no mercado financeiro, aprendam as ferramentas e juntem-se aos nossos esforços para ampliar a representação e a diversidade em nossa equipe”, diz Selma Moreira, Head do Advancing Black Pathways para América Latina no J.P. Morgan Brasil.  

“Sabemos que a justiça racial é primordial e urgente tanto para o escritório quanto para a comunidade. Com o lançamento da segunda turma do programa, damos mais um passo para reforçar nosso compromisso em seguir ampliando a representatividade negra em cargos de liderança”, afirma Gustavo Aires, Superintendente Executivo e Diretor de Recursos Humanos do J.P. Morgan no Brasil.  

Black Future Leaders
Inscrições de 4 de janeiro a 10 de fevereiro.
Requisitos: 
- Identificar-se como uma pessoa negra (autodeclarada preta ou parda);​
- Ter concluído o Ensino Superior entre dezembro/2017 a dezembro/202;
- Disponibilidade trabalho presencial no escritório do J.P. Morgan em São Paulo;
- Excel
- Inglês Intermediário
- Proatividade, ótima comunicação oral e escrita, gestão de tempo, atenção a detalhes.​
Mais informações e inscrições neste link: https://bit.ly/bfl-jp-morgan.   

Para saber mais sobre o Instituto Ser Mais, acesse sermais.org.br

Para saber mais sobre a J.P.Morgan Chase & Co. acesse jpmorganchase.com