‘Vá de lenço’ em homenagem aos pacientes oncológicos

tarja com as palavras Vá de Lenço e uma flecha indicando "nós apoiamos essa causa.

Campanha Vá de Lenço acontece há sete anos, por iniciativa da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia para conscientizar a população sobre o câncer e homenagear os pacientes oncológicos

Sábado, 4 de fevereiro, é o Dia Mundial do Câncer. A data foi instituída pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), para ampliar a conscientização sobre a doença. Os organismos internacionais também aproveitam o dia para criar ações e movimentos com objetivo de sensibilizar governos e indivíduos sobre a questão. No Brasil, todas as associações médicas e organismos ligados ao tratamento e prevenção de câncer também se mobilizam.

A Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE) vem realizando há sete anos a campanha “Vá De Lenço”, sempre no Dia Mundial do Câncer. A ideia, neste sábado, é mobilizar a maior quantidade possível de pessoas em torno desta ideia. É simples: cada um, seja paciente ou não, posta fotos suas nas redes sociais usando um lenço e marca a hashtag da campanha #vádelenço. Na legenda, o participante escreve da forma mais pessoal sua homenagem ou as ações que fará para ter saúde em 2023.

A campanha Vá de Lenço conta com o apoio do Instituto Quimioterapia e Beleza. O IQ&B doará 1230 lenços a 30 hospitais brasileiros, como homenagem e serviço a pacientes com câncer. “O lenço é a bandeira da nossa causa! Leva autoestima, senso de pertencimento, força e empatia. Quando a paciente recebe o lenço, se sente amparada e sabe que não está sozinha nessa luta“, comenta Deborah Duarte, Presidente do IQeB.

Mais que esse movimento nas redes, a ação promove, sobretudo, a importância da adoção de hábitos saudáveis e o controle de fatores de riscos, para a prevenção dos diferentes tipos de câncer. Além de boa alimentação, descanso adequado e exercícios físicos é muito importante ter consultas períodicas com um médico, mesmo que não haja sintomas, para fazer exames de rotina. De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o Brasil deve registrar 704 mil casos da doença por ano, até 2025.

Para conhecer mais sobre a campanha Vá de Lenço, acesse: abrale.org.br/va-de-lenco e para conhecer mais sobre as ações do Instituto Quimioterapia e Beleza, acompanhe pelo Instagram @quimioebeleza

Leia também: Agosto Branco: câncer de pulmão em não-fumantes