Por Arnaldo Thomaz
Carnaval é o feriado mais aguardado por muitos brasileiros e conhecido mundialmente como uma época festiva de muita folia. Durante esse período, é comum o aumento da aglomeração de pessoas nas ruas, o que acaba chamando atenção de muitos criminosos que estão aguardando a oportunidade de se aproveitar de uma distração das pessoas para praticar diversos golpes.
Recentemente, cibercriminosos desenvolveram um novo tipo de golpe para roubar dados de cartões de crédito durante os pagamentos por aproximação: eles fingem ser funcionários das empresas de máquinas de cartões e simulam a necessidade de uma atualização do dispositivo aos lojistas, para instalar o malware nos aparelhos.
O propósito desta ação é capturar os dados do cliente assim que ele insere o cartão físico na máquina para efetuar o pagamento. Mediante essa situação, é possível realizar o envio das informações para os fraudadores remotamente, possibilitando, assim, a clonagem do cartão para usos indébitos, mesmo que ele esteja de acordo com as normas de segurança.
Outro dos golpes comuns nessa época é o do “sequestro do PIX”. Nele, o malfeitor arranca o celular da mão da vítima e sai correndo. Por isso, é necessário levar em consideração as seguintes dicas abaixo para aproveitar o feriado sem “dor de cabeça”:
Cuidados com o celular:
– Tenha atenção em como guardar seu aparelho. Procure não deixá-lo solto, e evite ficar com ele na mão pelas ruas, pois isso pode facilitar a captura por parte dos ladrões;
– Procure utilizar todos os métodos de segurança possíveis, como bloqueio automático de tela, biometria facial e biometria digital;
– A senha de acesso ao banco deve ser exclusiva;
– Em caso de roubo, comunique imediatamente o seu banco e registre um boletim de ocorrência online.
Cuidados com o cartão físico:
– Somente o proprietário do cartão deve inseri-lo na máquina e realizar o pagamento. Se porventura o visor não lhe permitir visualizar o valor real do produto, não finalize a compra;
– Sempre olhe ao redor e veja se, ao digitar a senha, ela não estará visível para desconhecidos;
– Verifique o valor digitado e peça o comprovante impresso;
– Caso o lojista informe que precisa passar o cartão novamente, desconfie. Observe se o valor da cobrança pelo aplicativo do seu banco é o mesmo;
– Caso o vendedor precise pegar seu cartão, certifique se o cartão devolvido de fato é o seu.
Sobre o autor: Arnaldo Thomaz Neto é country manager da BioCatch no Brasil
A sessão de artigos é publicada às segundas-feiras, com textos de colunistas convidados. Seu conteudo é de total responsabilidade dos autores e pode não refletir o posicionamento do site. Encontre mais artigos publicados neste link.