Dia Mundial da Anosmia, a perda do olfato

imagem em close de uma pessoa cheirando uma metade de laranja
(imagem freepick)

Muito falada ao longo da pandemia, essa condição foi observada como uma das sequelas da Covid-19, mas pode ter diversas outras causas

Esta segunda, 27, é lembrado em diversos países do mundo o Dia Mundial da Anosmia. A perda do olfato é algo tão importante e intrigante que muitas ações acontecem para se conscientizar sobre o problema. A anosmia pode surgir como um problema único, ou ser parte de um quadro maior de problema de saúde. Durante a pandemia, algumas sequelas da Covid-19, especialmente da Covid longa foram muito divulgadas. A perda da capacidade de sentir cheiros foi uma delas.

Em São Paulo, a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial e a Academia Brasileira de Rinologia promovem uma ação em frente à FIESP, ao longo do dia, para apoias pessoas que tem perda de olfato. Médicos otorrinolaringologistas vão realizar atendimento gratuito para pessoas que nos últimos 12 meses tenham apresentado sintomas constantes de nariz entupido, secreção nasal, dificuldade em sentir cheiro, dor ou sensação de pressão no rosto.

O evento “Sinusite e Alterações de Olfato: sinais de alerta”, marca o Dia da Conscientização da Anosmia. Ele é realizado com apoio da farmacêutica Sanofi, da Noar e da FIESP. Haverá avaliação clínica inicial para identificar pessoas com problemas de sinusite e distúrbios que afetam o olfato, questões que impactam a qualidade de vida. Pacientes avaliados na ação e que forem identificados com sinais relacionados à rinossinusite crônica com pólipo nasal terão apoio da Sanofi para encaminhamento a consultas gratuitas com especialista em otorrinolaringologia. A assistência será limitada a 20 consultas.

A farmacêutica também realizará no local o #DesafioDaJujuba, como parte de uma campanha digital realizada pela empresa, com apoio da ABORL-CCF, que visa sensibilizar a população de uma forma lúdica sobre como é conviver com a anosmia e a rinossinusite, oferecendo balas de goma para que os participantes tentem descobrir, de nariz tampado, qual o sabor consumido.

“Sabemos que a rinossinusite crônica, popularmente chamada de sinusite, está entre as causas da anosmia e o distúrbio do olfato pode ser um dos sintomas dela, especialmente a com pólipos nasais. Queremos auxiliar a população levando esclarecimentos sobre as consequências, ajudando a reconhecer o problema e conscientizando sobre a necessidade de tratamento adequado”, esclarece o diretor da ABORL-CCF e da ABR, Dr. Ricardo Dolci, que coordena a ação em São Paulo.

"Sinusite e Alterações de Olfato: sinais de alerta"
Segunda (27), das 8h às 17h
Av.Paulista 1.313, em frente à FIESP
Saiba mais em aborlccf.org.br/acao anosmia 2023