Hospital que é referência em diagnóstico e tratamento contra o câncer está com estoques reduzidos em seu banco de sangue e precisa de ajuda
A doação de sangue é, antes de mais nada, uma forma de aquecer seu próprio coração. Com um ato como este, cada doador ajuda a salvar algumas vidas, seja para pessoas que estejam em uma emergência, seja para pacientes oncológicos em tratamento, ou em várias outras necessidades médicas. Doar exige apenas tempo, não é dolorido e não causa qualquer problema para o voluntário. Pelo contrário, ao perceber que se está ajudando a um desconhecido, o ato de doar faz bem para quem doou.
Apesar de toda a segurança envolvida na doação, com ambiente estéril e equipamentos super higienizados e livres de qualquer contaminação, ainda há quem tenha medo de doar. Seja pelo medo da agulha, seja pelo receio de alguma consequencia física posterior, este sentimento deve ser respeitado. No entanto, o conselho sempre é conversar com a equipe no banco de sangue para tirar dúvidas e, porque não, conversar com quem já doou.
Neste momento, assim como em diferentes períodos do durante o ano, o AC Camargo Cancer Center está precisando da ajuda de voluntários para doação. Pessoas com a saúde ‘em dia’ e que sejam maiores de idade, normalmente podem doar. Existe uma lista (abaixo) de condições que devem ser integralmente atendidas para se poder doar. Pessoas que já tiveram câncer, por exemplo, seja qual for o tipo, tendo tido necessidade de quimioterapia ou não, já estão cortadas da lista por precaução.
Os doadores que chegam ao banco, preferencialmente tendo agendado a doação por telefone (abaixo), passam por uma entrevista em que são conferidas as informações. O candidato é submetido a uma avaliação de dados vitais (pressão arterial, frequência cardíaca, temperatura) e tem uma gota do seu sangue testada para descartar uma anemia. Após estes cuidados, ele é encaminhado à sala para doação: um ambiente tranquilo, em que se fica deitado em uma cama confortável para a coleta do sangue. É importante frisar que todo sangue é testado para diversas doenças antes de ser fracionado e encaminhado aos pacientes que necessitam.
Banco de Sangue do AC Camargo
Rua Castro Alves, 131, Aclimação
Segunda a sexta, das 8h às 17h
Sábados, das 8h às 15h
O Banco de Sangue não abre aos domingos e feriados.
Agende sua doação em (11) 2189-5000 – Selecione a opção 5 do menu telefônico (agendamento de doação de sangue) de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Para doar sangue existem alguns requisitos:
• Pesar acima de 50 quilos
• Ter entre 18 e 60 anos (candidatos com idade entre 16 e 18 anos podem doar mediante autorização dos pais ou responsáveis e candidatos com idade entre 60 e 69 anos podem doar se tiverem realizado ao menos uma doação anteriormente)
• Estar em boas condições de saúde, em repouso mínimo de seis horas e ter feito uma refeição nas últimas três horas sem alimentos gordurosos
• Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;
• Não possuir nenhuma doença crônica do tipo cardíaca, vascular, renal ou reumática
• Não ter tido câncer
• Não ter tido gripe ou febre nos últimos 15 dias
• Não estar grávida, ter tido aborto ou parto há menos de três meses ou estar amamentando
• Não ter feito nenhum procedimento endoscópico nos últimos seis meses
• Não ter feito tatuagem ou piercing há menos de 12 meses
• Não ter fator de risco, antecedentes ou infecções atuais por agentes transmitidos pelo sangue
• Não ter viajado para regiões endêmicas para malária, zika, chikungunya, dengue e febre amarela e não ter residido por mais de três anos na Europa, devido ao risco de Creutzfeldt-Jakob (doença da vaca louca)
• Não ter recebido transfusão há menos de um ano
Mais informações podem ser lidas na pagina do hospital, que também tem um link para um podcast como informações e depoimentos de quem já doou. Acesse o link informações sobre a doação.
Leia também Sangue de Ciclista