Outras regiões: West Plaza comemora Dia da LIBRAS

A palavra libras escrita em letra cursiva e acima de cada uma a forma como é representada em snais
(reprodução/internet)

Shopping localizado na Zona Oeste da cidade realiza neste fim de semana a celebração do Dia da Língua Brasileira de Sinais com atidades especiais

A Lingua Brasileira de Sinais foi oficializada e reconhecida no Brasil como meio legal de comunicação e expressão no dia 24 de Abril de 2002. Algumas pessoas se referem a este fato como a instituição de uma segunda lingua oficial brasileira, mas não funciona assim. O “reconhecimento oficial” da Libras significa que ela pode ser usada em circunstâncias oficiais, como a solicitação de um intérprete para fazer uma prova que seria oral, por exemplo.

Assim como o idioma verbal, a língua de sinais não é universal a LIBRAS é utilizada pela comunidade brasileira e em outros países, outras línguas de sinais são usadas.

Celebrando o Dia da LIBRAS de forma antecipada, o Shopping West Plaza, que fica na zona oeste da capital, vai promover atividades inclusivas neste fim de semana. Sábado e domingo vão acontecer contações de histórias, incluindo a lingua de sinais nas apresentações. Além da interpretação em LIBRAS o conteúdo das histórias reflete a diversidade. Elas fazem parte do projeto “Arte de Incluir com Histórias”, da Cia Belo Caos.

Neste projeto, a companhia tem o cuidado de incluir de forma natural temas importantes na contação de história. São duas contadoras, uma se dirige mais aos ouvintes e a outra, falando em LIBRAS, para a comunidade surda presente. A apresentação é sempre interativa e os pequenos ouvintes além de vivenciarem a comunicação em LIBRAS também aprendem algumas palavras e expressões.

As histórias que serão contadas no West Plaza são “A Casa da Vila”, que fala sobre a importância da biodiversidade e o valor dos insetos que vivem no solo para o planeta. E ainda, o “Patinho Surdo”, para mostrar como o bichinho aprendeu a lingua de sinais e descobriu sua história de vida. A programação é gratuita e será realizada nos dois dias às 17h, no piso térreo do Bloco A.

Contação de História em Libras no West Plaza
Shopping West Plaza
Av. Francisco Matarazzo, s/n (no cruzamento da Av. Antártica)
Piso Térreo do Bloco A
Sábado (22) A Casa da Vila
Domingo (23) Patinho Surdo
Sempre às 17h

Leia aqui o decreto que reconheceu a LIBRAS meio legal de comunicação e expressão