Como qualquer ‘objeto estranho’ que se coloca nos olhos, também as lentes de contato devem ser tratadas com alguns cuidados, para evitar consequencias que pode ser graves
Seguramente quando seu oftalmologista prescreveu lentes de contato, ele deve ter listado alguns cuidados para que seu uso seja correto. A evolução das lentes ao longo dos anos, não excluiu pontos de atenção, com relação a armazenamento, higiene e até o tempo de uso. Essa alternativa aos tradicionais óculos não são indicadas para todos os casos de perda visual, mas é um fato comprovado que estas lentes caíram no gosto dos brasileiros. Segundo a Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, elas são usadas por mais de 2 milhões de pessoas no país, cerca de 1% da população.
A médica oftalmologista Emília Lucena comenta que algumas pessoas pedem para usar as lentes por questões de conforto e até estética. Segundo ela, pessoas que possuem condições oftalmológicas como miopia, hipermetropia, astigmatismo e até presbiopia costumam poder fazer este uso. Cada caso deve ser analisado pelo médico assistente. Emília cita um caso em que as lentes podem fazer a diferença: para esportistas, a performance pode ter um ganho quando se usa as lentes, uma vez que não irão embaçar ou reter suor, como nos óculos.
Alguns decuidos com as lentes de contato podem prejudicar os olhos de quem as usa e mais diretamente também reduzir sua vida útil. A médica do Núcle o de Oftalmologia, do Complexo OTO Santos Dumont, lembra que são simples, mas importantes, os cuidados:
- Lave sempre muito bem as suas mãos com água e sabão e seque-as antes de manusear as lentes;
- Em hipótese alguma durma de lente (salvo casos em que haja indicação médica);
- Descarte diariamente do líquido dos estojos das lentes e o substitua por um novo;
- Não utilize água da torneira para a Higienização da lente e dê preferência aos produtos próprios para limpeza e conservação das mesmas;
- Não use as lentes por mais tempo que o indicado pelo oftalmologista, e faça o descarte das lentes no tempo correto.
“Seguindo essas instruções à risca, você evita sérios problemas oculares. Isso porque se não higienizada de forma correta, micro-organismos podem entrar em contato com a lente e causar infecções bacterianas nos olhos”, alerta a especialista. A médica reforça a importância também das visitas regulares ao oftalmo. “O ideal é que se consulte semestralmente”.
Fonte: Emília Lucena, médica oftalmologista do Núcleo de Oftalmologia, do Complexo OTO Santos Dumont, de Fortaleza.CE.