Dia Mundial do Meio Ambiente

paisagem de montanhas com nuvens

Ao comemorar pela 50ª vez, neste 05 de junho, a data propõe o mote “Combate à poluição plástica” 

Há 50 anos, o dia 5 de junho foi determinado pela ONU (Organização das Nações Unidas) como o Dia do Meio Ambiente. Em 2023, o tema global da comemoração é “Combate à poluição plástica”. Um alerta para que todos pensem mais antes de usar e descartar material plástico. O descarte indevido de embalagens plásticas afetam a fauna, flora, mares e rios, e até o ar que respiramos. Ou seja, prejudica o meio ambiente como um todo.

Segundo a ONU, mais de 400 milhões de toneladas de plástico são produzidas a cada ano em todo o mundo e menos de 10% é reciclado. Os microplásticos, pequenas partículas de plástico de até 5 mm de diâmetro, acabam em alimentos, água e ar. O plástico descartado ou queimado prejudica a saúde humana, a biodiversidade e polui todos os ecossistemas.

Segundo reportagem publicada na revista National Geografic Brasil (link abaixo), a preocupação com os microplásticos começou a existir principalmente na Europa, quando este resíduo do descarte indevido de plásticos começou a ser identificado no organismo de peixes e mariscos. Os frutos do mar eram uma preocupação especial porque, no caso deles, ao contrário dos peixes, comemos o animal inteiro, incluindo seu estômago, em que se percebiam os microplásticos. Em 2017, cientistas da Bélgica anunciaram que os amantes de frutos do mar poderiam consumir até 11 mil partículas de plástico por ano comendo mexilhões.

O conhecimento sobre a fragmentação e dispersão de partículas plásticas, decorrente do descarte deste material já existia. Os cientistas do mundo todo compreendiam o processo de quebra continua do plástico no meio ambiente. O material não se decompõe como um todo, ele se fragmenta em fibras tão pequenas que facilmente se espalham pelo ar. A partir daí, o alerta foi ampliado: comer mexilhões, outros mariscos ou peixes já não era o único e nem o maior causador da ingrstão de microplásticos pelos humanos. O simples ato de respirar livremente já carrega este problema.

É importante, portanto, que as pessoas reflitam sobre o consumo de material ‘descartável’ plástico. Ainda que exista um custo – por enquanto – mais alto para outros materiais, como fibras vegetais ou mesmo papel, pode valer a pena, pelo futuro. Se usar um copo plástico para beber água, guarde-o para um próximo uso. Prefira ter sempre que possível seus utensílios reutilizáveis e dispense os canudos de plástico.

O Dia do Meio Ambiente se tornou uma das maiores plataformas globais para a sensibilização ambiental. A ONU estima que dezenas de milhões de pessoas participam juntamente com governos, empresas, cidades e organizações comunitárias.

fontes: areasverdesdascidades.com.br; worldenvironmentday.global; nationalgeograficbrasil.

Saiba mais sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente em worldenvironmentday.global (versão do site em português do Brasil)