Domingo: Caminhada de Conscientização sobre o Lipedema

desenho de cinco mulheres com lipedema
os cinco tipos de lipedema (reprodução do Instagram da ONG Movimento Lipedema)

Evento programado para às 8h desde domingo, dia 18, terá acompanhamento de educadores físicos especializados no tratamento do lipedema.

O Lipedema é uma doença que atinge mais de 15% das mulheres em todo o mundo. Muitas vezes, é confundido com obesidade, porém não é uma questão estética. É uma condição médica que, quando diagnosticada corretamente, pode ter sua progressão evitada. A ONG Movimento Lipedema convida a todos para uma caminhada, neste domingo, 18 de junho, para chamar a atenção ao risco que representa esta doença, crônica e progressiva. A ação será no Parque do Ibirapuera, com concentração próximo ao Portão 7, na Av. República do Líbano.

Visualmente o aumento de gordura no corpo leva às pessoas a confundiram o Lipedema com a obesidade. Como é uma doença relativamente ‘nova’ em termos de conhecimento científico (75% das publicações médicas sobre o assunto aconteceram nos últimos oito anos), ações de conscientização são fundamentais. O Lipedema só foi incluído no Código Internacional de Doenças (CID 11) no início de 2022 e seu tratamento não é ainda coberto pelo SUS ou convênios médicos.

Existem 4 estágios da doença (foto abaixo). As mulheres acometidas sentem dores frequentes nas regiões das pernas, quadril, braços e antebraços. Estas partes do corpo ficam desproporcionais ao restante do corpo, os joelhos perdem seu contorno e no tornozelo a imagem lembra um “garrote” fazendo uma prega. A paciente pode ter hematomas na pele por qualquer movimento mais brusco, porque a doença provoca reação inflamatória em células de gordura nestas regiões.

Os quatro estágios do lipedema/ mulheres portadoras da doença.

*Crédito fotos: ONG Movimento Lipedema e agência KBranding
Os quatro estágios do lipedema. *fotos: ONG Movimento Lipedema e agência KBranding

Fábio Kamamoto, médico e diretor do Instituto Lipedema Brasil, esclarece que há dois tipos de tratamento para o lipedema, o clínico e o cirurgico. O primeiro engloba uma equipe multidisciplinar (cirurgião vascular, endocrinologista, psicólogo, fisioterapeuta, nutricionista, entre outros) com o objetivo de dar mais qualidade de vida para a paciente. Já o segundo, visa remover por meio da lipoaspiração as células de gordura doentes.       

A caminhada pela Conscientização sobre o Lipedema acontece neste domingo, dia 18 de junho, no Parque do Ibirapuera, com entrada pela República do Líbano (portão 7). O encontro que terá presença de mulheres com esta condição e diversos profissionais que atuam na área, será das 8h às 12h. A ideia é caminhar em solidariedade àquelas que convivem com essa condição e aumentar a conscientização sobre a doença.

Caminhada Movimento no Parque
Domingo, 18/06, a partir das 8h ao meio dia. 
Atividade física guiada por educadores especializados no tratamento do lipedema.
Encontro pelo Portão 7 do Parque do Ibirapuera, na República do Líbano.

A participação é gratuita e aberta para toda a família. Opcionalmente, para adquirir o kit pago, composto por mochila e camiseta da caminhada para colaborar com os projetos da ONG Movimento Lipedema, basta acessar o perfil @ongmovimentolipedema.

Acesse também www.conhecalipedema.com.br para conhecer mais sobre a doença.

Tipos de Lipedema (desenho de abertura da matéria)
Tipo I: acometimento do umbigo até os quadris.
Tipo II: acometimento até os joelhos com presença de
tecido gorduroso na parte lateral e inferior dos joelhos.
Tipo III: acometimento até os tornozelos com formação de
“manguito” de gordura logo acima dos pés.
Tipo IV: acometimento dos braços. Bastante associado
aos tipos II e III.
Tipo V: apenas “do joelho para baixo”
retirado de post da ONG Movimento Lipedema (veja neste link)