Evento programado para às 8h desde domingo, dia 18, terá acompanhamento de educadores físicos especializados no tratamento do lipedema.
O Lipedema é uma doença que atinge mais de 15% das mulheres em todo o mundo. Muitas vezes, é confundido com obesidade, porém não é uma questão estética. É uma condição médica que, quando diagnosticada corretamente, pode ter sua progressão evitada. A ONG Movimento Lipedema convida a todos para uma caminhada, neste domingo, 18 de junho, para chamar a atenção ao risco que representa esta doença, crônica e progressiva. A ação será no Parque do Ibirapuera, com concentração próximo ao Portão 7, na Av. República do Líbano.
Visualmente o aumento de gordura no corpo leva às pessoas a confundiram o Lipedema com a obesidade. Como é uma doença relativamente ‘nova’ em termos de conhecimento científico (75% das publicações médicas sobre o assunto aconteceram nos últimos oito anos), ações de conscientização são fundamentais. O Lipedema só foi incluído no Código Internacional de Doenças (CID 11) no início de 2022 e seu tratamento não é ainda coberto pelo SUS ou convênios médicos.
Existem 4 estágios da doença (foto abaixo). As mulheres acometidas sentem dores frequentes nas regiões das pernas, quadril, braços e antebraços. Estas partes do corpo ficam desproporcionais ao restante do corpo, os joelhos perdem seu contorno e no tornozelo a imagem lembra um “garrote” fazendo uma prega. A paciente pode ter hematomas na pele por qualquer movimento mais brusco, porque a doença provoca reação inflamatória em células de gordura nestas regiões.
Fábio Kamamoto, médico e diretor do Instituto Lipedema Brasil, esclarece que há dois tipos de tratamento para o lipedema, o clínico e o cirurgico. O primeiro engloba uma equipe multidisciplinar (cirurgião vascular, endocrinologista, psicólogo, fisioterapeuta, nutricionista, entre outros) com o objetivo de dar mais qualidade de vida para a paciente. Já o segundo, visa remover por meio da lipoaspiração as células de gordura doentes.
A caminhada pela Conscientização sobre o Lipedema acontece neste domingo, dia 18 de junho, no Parque do Ibirapuera, com entrada pela República do Líbano (portão 7). O encontro que terá presença de mulheres com esta condição e diversos profissionais que atuam na área, será das 8h às 12h. A ideia é caminhar em solidariedade àquelas que convivem com essa condição e aumentar a conscientização sobre a doença.
Caminhada Movimento no Parque Domingo, 18/06, a partir das 8h ao meio dia. Atividade física guiada por educadores especializados no tratamento do lipedema. Encontro pelo Portão 7 do Parque do Ibirapuera, na República do Líbano.
A participação é gratuita e aberta para toda a família. Opcionalmente, para adquirir o kit pago, composto por mochila e camiseta da caminhada para colaborar com os projetos da ONG Movimento Lipedema, basta acessar o perfil @ongmovimentolipedema.
Acesse também www.conhecalipedema.com.br para conhecer mais sobre a doença.
Tipos de Lipedema (desenho de abertura da matéria) Tipo I: acometimento do umbigo até os quadris. Tipo II: acometimento até os joelhos com presença de tecido gorduroso na parte lateral e inferior dos joelhos. Tipo III: acometimento até os tornozelos com formação de “manguito” de gordura logo acima dos pés. Tipo IV: acometimento dos braços. Bastante associado aos tipos II e III. Tipo V: apenas “do joelho para baixo” retirado de post da ONG Movimento Lipedema (veja neste link)