15ª Grande Exposição de Arte Bunkyo

Escultura "Sapato 2" (2023), de Marisa Nunes, uma das obras vencedoras das artes plásticas. Foto: Vinícius Amano
A escultura "Sapato 2" (2023), de Marisa Nunes foi uma das premiadas no segmento artes plásticas da exposição. (Foto: Vinícius Amano)

Exposição faz homenagem a Kenjiro Ikoma, artista plástico japonês radicado no Brasil, mestre ceramista, conhecido por ter inserido na tradicional arte japonesa, elementos da cultura brasileira

A Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência SocialBunkyo, abre neste domingo, dia 08, sua 15ª Grande Exposição de Arte. O evento revela e premia, a cada edição, novos artistas, não apenas de origem nipônica. Uma destas artistas ocidentais, Em 2023 foram selecionados 268 obras de 20 artistas diferentes. Os trabalhos são divididos em dois segmentos – artes plásticas e arte koguei, uma linha artística artesanal japonesa que ressalta os elementos da natureza.

As centenas de trabalhos inscritos foram analisadas por dois juris, constituídos cada um por 3 membros. Em uma primeira fase, de pré-seleção, foi feita uma primeira triagem através de imagens e videos enviados digitalmente. A fase final de seleção, que também indicou seis vencedores nos dois segmentos foi realizada de forma presencial.

Os trabalhos premiados em artes plásticas, foram o vídeo “Tonsores” (2022) de Elcio Miazaki, a gravura sem título (2022) de Marcio Périgo e a escultura “Sapato 2” (2023) de Marisa Nunes, que ilustra esta matéria. Entre os representantes da arte koguei, os vencedores foram a obra em cerâmica “Azul” (2021) de Cristina Myrrha, o trabalho em madeira e bambu “Mandala Kabekake” (2023) de Igor Hatanda e a obra em cerâmica “Pyscho Blue” da Parami Artesanal.

Bunkyo – Palavra formada pela contração da expressão “Bunka Kyokai”, onde Bunka é Cultura e Kyokai é Associação, ou seja, significa Associação Cultural.

nippobrasilia/glossario

Os visitantes da 15ª Grande Exposição de Arte Bunkyo poderão também conhecer melhor um artista japonês radicado no Brasil há mais de 70 anos. Kenjiro Ikoma, nasceu na província japonesa de Mie-Ken e emigrou para o Brasil aos 25 anos. Especializou-se em cerâmica e foi o responsável pelo projeto e construção do primeiro forno anagama no país. É conhecido por mesclar a tradicional arte japonesa com elementos da cultura brasileira, da mesma forma que este ano se conectam as artes plásticas contemporâneas e a arte koguei nesta exposição.

15ª Grande Exposição de Arte Bunkyo
De 8 a 22 de outubro de 2023
De segunda a sexta, do meio-dia às 17h e nos fins de semana, das 10h às 17h.
Na Sala de Exposições do Bunkyo
Rua Galvão Bueno, 596, Liberdade
Ingresso gratuito

A exposição também poderá ser visitada de forma online, pelo site www.bunkyo.org.br.

Lembre-se que algumas ruas da Liberdade passaram a ser fechadas aos carros aos domingos em outubro, sendo uma delas a Galvão Bueno (leia em Outras regiões: Liberdade terá ruas sem carros!)

A realização do processo seletivo, premiação e a mostra da “15ª Grande Exposição de Arte Bunkyo” foi viabilizada pelo ProAC (Programa de Ação Cultural) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de Estado de São Paulo, por meio do edital ProAC Expresso nº 34/2022 e por outros patrocinadores.