Outras regiões: Arte e arquitetura a pé no Alto da Boa Vista

Frente da Casa Miani, projeto em concreto sem janelas voltadas para frente e uma escada larga com degraus baixos,
Fachada da Casa Miani, projeto do arquiteto e urbanista Paulo Mendes da Rocha (foto: Franco Amendola)

Programa da incorporadora MOS leva público para uma visita a casas de importância arquitetônica histórica, projetadas por Vilanova Artigas e Paulo Mendes da Rocha

Quem gosta de história e quem aprecia a arquitetura brasileira vai adorar o convite da incorporadora imobiliária MOS. Não muito distante da região de Moema, no Alto da Boa Vista, estão algumas das casas projetadas por Vilanova Artigas e Paulo Mendes da Rocha, dois dos mais importantes arquitetos e urbanistas brasileiros, com imensa projeção internacional. O programa MOS Convida, que acontece sexta, 20 de outubro, às 10h, levará um pequeno grupo para uma visita guiada nas casas Domschke e Miani.

O programa cultural MOS CONVIDA tem uma série de atividades, entre eventos, oficinas e passeios, todos os meses, com objetivo de aproximar o público do universo da arquitetura e suas relações com as pessoas, a cidade e a arte.

A primeira parada do MOS CONVIDA: Arte e arquitetura a pé será na Casa Domschke, com projeto do modernista Vilanova Artigas. A residência foi construída pelo engenheiro arquiteto para que seu amigo, Alfredo Domschke, morasse ali com sua família. A filha de Domschke, a arquiteta Vera Domschke, que trabalhou com Artigas entre 1982 e 1986, participará da visita e contará sobre sua experiência de viver na casa e os detalhes do projeto.

Em seguida, o grupo segue para a Casa Miani, a primeira residência projetada no conceito chamado de arquitetura brutalista, pelo arquiteto e urbanista Paulo Mendes da Rocha. Hoje a casa é o endereço da residência artística Domo Damo. Os fundadores, Benjamin Trigano e David Laloum, comentam o significado de estar neste local: “a residência Domo Damo vira um berço onde a questão da arquitetura transborda para outras disciplinas, dando continuidade ao olhar integral do arquiteto.”

A visita às duas casas será guiada e a entrada será feita em grupo. Por serem próximas uma da outra, o deslocamento entre elas acontece em um passeio à pé. O programa é aberto ao público e gratuito. As vagas são limitadas, portanto para garantir seu lugar é preciso fazer uma inscrição prévia neste link.

MOS CONVIDA
Arte e arquitetura a pé - visita às Casas Domschke e Miani
Sexta, 20.10, às 10h
Ponto de encontro: Rua Comendador Elias Zarzur, 2036 - Alto Boa Vista
* para quem for de carro, a recomendação é chegar com antecedência uma vez que há uma feira na rua o que reduz o número de vagas para estacionamento
Casa Domschke Área externa (Foto: Nelson Kon)