Pet terapeuta além dos cães

garotinho hospitalizado vai para a área externa do hospital andar a cavalo
A égua Princesa, pet terapeuta, em ação na cidade de Itapevi (imagem/divulgação)

O espaço dos cães terapeutas nos hospitais já vem sendo ampliados nos últimos anos, mas em Itapevi, as crianças internadas em um hospital receberam a visita de uma égua-terapeuta

Já não é uma novidade que os animais possuem uma espécie de magia no que diz respeito ao cuidado com seres humanos. Fora do ambiente hospitalar, a equoterapia é praticada há algumas décadas, com excelentes resultados. Em diversos hospitais de São Paulo, a presença de cães-terapeutas também é uma constante. Mas nesta semana, em Itapevi, uma ação que fez parte de programa de terapia de acolhimento no Hospital Nova Vida, levou a égua Princesa para dar alegria aos pacientes da ala infantil.

As crianças internadas no hospital, que fica em Itapevi (SP), receberam a visita da égua Princesa, naturalmente, por seu porte, na área externa da unidade! Foi a primeira vez que o hospital realizou essa ação, coordenada pelo grupo Hapvida NotreDame Intermédica. A visita da pet terapeuta teve duração de cerca de uma hora e atendeu a crianças que tiveram liberação médica para sair de suas acomodações, sem prejudicar seu tratamento hospitalar.

Segundo Franciane Gonçalves, diretora executiva de Acolhimento e Bem-estar do Cliente da Hapvida NotreDame Intermédica, o objetivo da visita do animal é proporcionar momentos de alegria e conforto para as crianças internadas. Para ela, esse momento de descontração ajuda não só os pequenos pacientes como também os seus pais e familiares. Além das visitas da égua Princesa, o grupo promove ainda uma série de terapias alternativas em várias unidades da rede.

” O grande objetivo do nosso programa de acolhimento é trazer pequenas alegrias para quem está passando por um momento delicado de saúde. A ideia da pet terapia é uma forma de estimular a aceitação das crianças enquanto estão passando por tratamentos, além de auxiliar na redução de estresse, trazendo conforto e bem estar para os pequenos”, finaliza.

menino sorrindo em cima da égua, ele está sem máscara mas ainda tem o acesso sanguíneo no braço. há um instrutor sorrindo, em pé ao lado do cavalo, apoiando o garoto.
A égua Princesa, pet terapeuta, fez a alegria de pacientes do hospital que tiveram autorização do médico para dar um ‘passeio à cavalo’! (imagem/divulgação)